CNMP determina visitas semestrais do Ministério Público a repartições policiais

Data: 23/06/13

 

Por unanimidade, o Plenário do Conselho Nacional do Ministério (CNMP) aprovou nesta quinta-feira, 20/6, durante a 9. Sessão Ordinária, proposta de resolução que altera o artigo 6. da Resolução n. 20/2007. Pela nova redação, as visitas às repartições policiais, civis e militares, bem como aos órgãos da perícia técnica e aquartelamentos militares existentes na área de atuação de cada membro, terão periodicidade mínima semestral.

 

Acolhendo sugestão do conselheiro Fabiano Silveira, ficou decidido, também, que no caso de delegacias de polícia e estabelecimentos congêneres em que houver presos, as visitas deverão ser mensais.

 

A proposta também estabelece a necessidade de sistematização do exercício do controle externo da atividade policial, a partir da elaboração de modelo único de relatório de visitas às repartições policiais, civis e militares, bem como aos órgãos da perícia técnica e aquartelamentos militares existentes na área de atuação de cada membro.

 

Na mesma linha do que já vem sendo realizado pelo CNMP em relação à fiscalização do sistema prisional (Resolução CNMP n. 56/2010). Outro objetivo é implementar um sistema informatizado de processamento de dados, que serão inseridos pela Corregedoria-Geral de cada Ministério Público, com as informações prestadas pelos membros em seus relatórios de visitas.

 

De acordo com o autor da proposta, conselheiro Mario Bonsaglia, a implementação do sistema vai permitir que o CNMP centralize as informações relativas ao exercício do controle externo da atividade policial em todo o Brasil. “Essa medida viabilizará o aperfeiçoamento da atividade do Ministério Público brasileiro no cumprimento da missão fiscalizadora da atividade policial, que lhe foi atribuída pela Constituição de 1988”, afirma Bonsaglia.

 

Entre outras questões, a proposta de resolução aponta que cada MP lavrará relatório das respectivas visitas, consignando todas as constatações e ocorrências, bem como eventuais deficiências, irregularidades ou ilegalidades e as medidas requisitadas para saná-las. O relatório será elaborado mediante preenchimento de formulário a ser aprovado nos próximos dias pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública.

 

Veja a íntegra da proposta aprovada.

 

Processo 243/2013.

 

Conselho Nacional do Ministério Pùblico
Assessoria de Comunicação
(61) 3366-9124
[email protected]
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ