Policiais federais fazem ato público reivindicando reconhecimento da carreira

Data: 23/07/13

Os agentes da Polícia Federal fizeram manifestação em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal no Piauí reivindicando o reconhecimento da carreira e atribuição dos cargos da instituição pelo Ministério da Justiça.

O presidente do Sindicato dos Agentes da Polícia Federal no Piauí, Luiz Aberto da Silva, disse que os policiais farão manifestações e paralisação pelo menos duas vezes por semana, até que sejam atendidos.

Luiz Alberto da Silva disse que o objetivo da manifestação é chamar atenção da sociedade para mazelas causadas pelo descaso do Governo Federal com a segurança pública do país, especialmente com a Polícia Federal.

“A Polícia Federal está no abandono pela falta de estímulo. A autoestima dos colegas está muito baixa pela insatisfação em virtude de leis que garantem aos policiais, especialmente agentes, escrivães e papiloscopistas federais. A lei estabelece as atribuições, o cargo de nível superior e o Governo Federal não as reconhece. Ele apenas aceita o trabalho, mas não dá a compensação. Já são 16 anos de lei e eles não cumpre. Nós não aguentamos mais”, declarou o presidente do sindicato.

Segundo ele, as reivindicações da categoria são a reestruturação em lei das atribuições dos policiais federais. “O policial vai para as ruas, troca tiros com bandidos, mas não tem garantia de suas atribuições em lei. Isso é omisso. Tem que definir em lei o que o policial deve fazer”, falou o sindicalista.

Os policiais federais também reivindicam a elevação de sua carreira para o curso superior, porque na Polícia Federal só é reconhecido como cargos de nível superior, a carreira dos delegados e dos peritos criminais.

“Isso é um absurdo, porque todos os agentes federais tem cursos superior, mas não são reconhecidos. Nós queremos que o governo, em primeiro lugar, reconheça as retribuições em lei. Depois de fazer isso o Governo Federal precisa fazer o enquadramento salarial em qualquer tabela de nível superior, que atinja todos os órgão da segurança publica federais.

O agente da Polícia Federal Ivanilson Alves Alcântara declarou que o Governo Federal deve reconhecer todos os cargos como de nível superior. De acordo com ele, esse reconhecimento dará independência de investigação aos agentes. “O que nós estamos reivindicando é a reforma na investigação criminal, com atribuição dos cargos da Polícia Federal. Não queremos ser delegados, mas ter a garantia de nosso trabalho de investigação”, finalizou o agente.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ