MP pode ter acesso a dados comerciais sigilosos

Data: 12/08/13

O Ministério Público detém prerrogativa legal e constitucional de requisitar documentos úteis a instruir procedimentos ou processos judiciais na defesa dos direitos difusos. No caso de planilhas de custos, por envolverem informações de cunho comercial, estratégicas para o negócio das empresas, o MP fica responsável por manter seu caráter sigiloso.

Com essse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve decisão que derrubou liminar que impedia o Ministério Público do Trabalho do Paraná (9ª Região) de ter acesso a dados de produtores rurais que entregam fumo à empresa Universal Leaf Tabacos.

Além da questão do sigilo, a empresa alegou que o documento já havido sido solicitado pelo parquet trabalhista em outra ação, que acabou sendo conciliada, em 2011, por um Termo de Ajuste de Conduta. Ou seja, a matéria sub judice estaria abrangida pela coisa julgada, já que seu conteúdo seria praticamente idêntico.

O colegiado entendeu que não há identidade no objeto dos procedimentos que tramitam nas instâncias administrativa e judicial, pois se destinam a fins diversos, como ficou demonsttrado no processo. Ainda: o fato de o MPT ter transigido quanto à matéria naquela ação não consubstancia ‘‘confissão de pedido ilícito’’, como alegou a Universal Leaf, mas esforço institucional para solucionar o litígio no ponto.

‘‘Embora a ACP envolva, em linhas gerais, as relações contratuais e econômicas existentes entre as indústrias tabacaleiras e os produtores de fumo (ou, ainda, todo o sistema integrado de produção de fumo no estado do Paraná), não há coincidência entre o seu objeto e o do processo administrativo 1.122/2008’’, observou a relatora no caso na corte, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, mantendo hígida a decisão que denegou o Mandado de Segurança. O acórdão foi lavrado dia 25 de junho.

O caso
A Universal Leaf Tabacos ajuizou Mandado de Segurança para impedir que o Ministério Público do Trabalho do Paraná tivesse acesso ao documento denominado ‘‘conta-corrente do produtor’’, por entender que sua requisição é abusiva e ilegal. O documento traz uma lista de todos os produtores de fumo que trabalham em regime de integração para a multinacional norte-americana no período de 2006 até abril de 2009. O MPT-PR pretendia anexá-lo ao Procedimento Administrativo 1.122/2008.

Dentre as razões, sustenta que o dito Procedimento — aberto para a acompanhar as atividades do ‘‘Fórum Tabaco’’ no Paraná — já embasa uma Ação Civil Pública, em que o MPT requisitou às indústrias filiadas ao Sinditabaco o mesmo documento. Por fim, lembrou que a requisição violaria a confidencialidade e o sigilo empresarial. Em síntese, o Mandamus visava o reconhecimento do direito de não apresentar nenhum documento que mostre as relações econômicas entre a empresa e os seus ‘‘integrados’’.

Concedida a liminar à empresa fumageira, o MPT se manifestou. No mérito, ressaltou a importância das investigações que vem realizando por meio de Ações Civis Publicas e fóruns diversos, especialmente visando à erradicação do trabalho infantil nas lavouras de tabaco, o que é muito comum.

A sentença
Ao se pronunciar sobre o mérito do Mandado de Segurança, o juiz substituto Flávio Antônio da Cruz, da Vara Federal Ambiental de Curitiba, lembrou que a requisição de documentos é prerrogativa do Ministério Público, que tem o intuito de prestar seu ‘‘mister constitucional’’, nos termos do artigo 8º da Lei Complementar 75/1993. A Constituição Federal, em seu artigo 129, inciso VI, o autoriza, diz o MP.

Assim, o juiz estabeleceu a diferença entre os dois casos envolvendo o mesmo documento, em função da distinção dos objetos. A ACP impetrada antes, segundo o órgão, busca a declaração de nulidade dos contratos civis firmados entre a empresa fumageira e os produtores que lhe entregam fumo, com reconhecimento de vínculo empregatício, dentre outras exigências. Ou seja, trata-se de ação de cunho trabalhista, visando à proteção dos direitos sociais dos produtores.

No caso atual, continuou o juiz, a requisição, feita no bojo do Procedimento Administrativo 1.122/2008, serve para apurar as relações de créditos e débitos entre indústrias fumageiras e pequenos produtores rurais, inclusive para fins de desenvolvimento de programas de financiamento.

Com relação à questão da confidencialidade, o argumento de que o documento seria sigiloso por conter histórico econômico-financeiro dos integrados não se mostra suficiente à negativa de sua apresentação. Os termos do artigo 8º, parágrafo 2º, da Lei Complementar 75/1993, são claros: ‘‘Nenhuma autoridade poderá opor ao Ministério Público, sob qualquer pretexto, a exceção de sigilo, sem prejuízo da subsistência do caráter sigiloso da informação, do registro, do dado ou do documento que lhe seja fornecido’’. Ou seja, o MP, como depositário, fica responsável pela manutenção do sigilo.

‘‘Em suma, não se vislumbra na hipótese falta de competência, abuso de poder ou desvio de finalidade. Sendo assim, e considerando que eventual necessidade de prorrogação de prazo para levantamento dos documentos requisitados restou suprida em face do tempo de tramitação deste processo, a denegação da segurança é medida que se impõe’’, decretou o juiz.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ