Prevenir problemas psicológicos é melhor que remediá-los

Data: 05/09/13

“Prevenir é melhor que remediar”. O chavão é velho e conhecido por todos. Mesmo assim, a Polícia Federal não segue a receita quando o assunto é a saúde psicológica de seus servidores. Reportagem da revista ISTOé desta semana intitulada “Onda de suicídios assusta” chama atenção para o alarmante número de policiais que tiraram a própria vida entre 2012 e 2013 (11 agentes), destacando como uma das razões para o problema a estrutura deficitária de atendimento psicossocial.

O problema já é conhecido da categoria administrativa e há algum tempo o SINPECPF cobra providências para contorná-lo. Basicamente, faltam profissionais de apoio biopsicossocial para dar acompanhamento adequado aos atuais 13.926 servidores ativos da PF. Em muitas das Superintendências Estaduais, não há sequer um profissional da área.

Quantificando a carência de profissionais de apoio biopsicossocial da Polícia Federal verifica-se que o órgão conta hoje com apenas:

    13 psicólogos;
    2 psiquiatras;
    22 assistentes sociais;
    6 enfermeiros;

 

Com contingente tão ínfimo, é impossível colocar em prática um programa preventivo de apoio psicológico de âmbito nacional para atender a totalidade do efetivo da PF. A situação fica ainda mais grave quando se observa que esses profissionais lidam com servidores expostos a altas cargas de estresse em suas atividades funcionais.

Opção equivocada – Uma política verdadeira de prevenção pressupõe complexo espectro de ações, que demandam desde o sensível aumento do efetivo das equipes de saúde até seu devido treinamento e especialização para as peculiaridades do trabalho na PF. Contudo, o Governo age na contramão, apostando em um modelo compartilhado de profissionais de saúde entre os diversos órgãos federais, o SIASS – Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor.

O SIASS busca integrar equipes de saúde de diferentes órgãos para tentar contornar o baixo efetivo que é regra o serviço público. A questão é que os problemas de saúde na PF costumam ser bastante específicos, necessitando de acompanhamento continuado e especializado, algo difícil de ser oferecido em um modelo impessoal como é o SIASS.

Para a psiquiatra da PF Joana Abrahão, o órgão deveria apostar em um modelo interno de atendimento, no qual os profissionais de saúde poderiam acompanhar de perto a evolução do tratamento. “Estamos falando de profissionais de segurança que andam armados e participam de operações de risco. Para prevenir que algo mais grave aconteça, é preciso estabelecer uma relação de confiança, algo que só é possível com um acompanhamento interno e contínuo”.

Também se faz necessária a correta valorização salarial desses profissionais, hoje mal remunerados em relação a outros órgãos públicos e à iniciativa privada. O salário de um servidor administrativo de nível superior varia hoje de R$ 4.510,72 a R$ 7.333,70. Os valores defasados dificultam a retenção dos profissionais, que não raro migram para melhores empregos. Desencorajam ainda aqueles que planejam ingressar no serviço público, que acabam focando outros concursos.

Solução está engavetada desde 2009 – Para dar conta das necessidades e eventos críticos em saúde mental que seus servidores enfrentam, a PF criou o “Programa de Atendimento Biopsicossocial”, política institucional de âmbito nacional voltada à promoção da saúde dos servidores, instituída pela Instrução Normativa N° 02/2009 – DG/DPF em 2 de fevereiro de 2009.

A medida prevê a alocação de equipes voltadas para o acompanhamento em saúde mental e psicossocial – compostas por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e psiquiatras – em todas as unidades do DPF. Excepcionalmente, é facultada a possibilidade de formar equipes de atendimento com apenas dois servidores dos cargos mencionados, mas apenas nas unidades onde não houver efetivo suficiente e em caráter provisório.

Devido à carência crônica de servidores administrativos, a IN nunca foi realmente implementada. Ou seja: os problemas não são novos nem desconhecidos e a solução segue engavetada, esperando a contratação de mais profissionais de saúde e a valorização da categoria administrativa.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ