Assembleia Legislativa debate situação da Polícia Federal no Estado em audiência pública

Data: 06/09/13

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (6), a partir das 14h, no Plenário Júlio Maia, a Audiência Pública "Policiais Federais motivados, sociedade protegida". O evento é uma proposição do presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB) e do primeiro vice-presidente, deputado Maurício Picarelli (PMDB). Os parlamentares atenderam solicitação do Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul (Sinpef/MS) para promover o debate de questões como assédio moral e perseguição, a valorização profissional e a falta de materiais necessários para o policiamento preventivo e ostensivo.

“Os braços da segurança não podem enfraquecer. Por isso, vamos ouvir autoridades e as lideranças sindicais que representam os policiais federais, com intuito de apoiar e fortalecer o movimento para que, através da Assembleia Legislativa, seja encaminhado pedido para a bancada federal conhecer a verdadeira realidade das unidades de fronteira”, afirma Maurício Picarelli.

Para o presidente do Sinpef/MS, Jorge Luiz Ribeiro Caldas, "a categoria encontra-se abandonada". Ele destaca que as condições de trabalho são ruins, com policiais exercendo atividade sem a devida valorização profissional. Caldas explica que, há cerca de três anos, a Polícia Federal sofreu um contingenciamento de verbas e as instalações das delegacias de fronteira ficaram totalmente sucateadas, sem a mínima estrutura para abrigar os policiais federais no desempenho das funções, como também para guarnecer os bens aprendidos em operações. “As delegacias de Polícia Federal de Corumbá e Ponta Porã possuem áreas doadas para a construção de novas unidades há mais de dois anos e, apesar do comprometimento político e administrativo, nada foi feito até hoje pelo departamento”, ressaltou.

Foram convidados para participar dos debates os servidores do departamento de Polícia Federal de Mato Grosso do Sul; ONGs e órgãos ligados à segurança; o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Jones Borges Leal; o juiz federal Odilon de Oliveira; o representante do Ministério Publico Federal, Leonardo Dumont; a delegada Sindical dos Policiais Federais de Foz do Iguaçú/PR, Bibiana de Oliveira Orsi Silva e a representante do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da PF, Laira Giacometti Carvalho.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ