O DIA: Delegados da PF 'ignoram' assalto

Data: 14/09/13

 

Câmeras de segurança de lotérica no Centro flagram três policiais saindo de fininho quando percebem a ação de criminoso armado

 

Adriana Cruz

 

Rio - A presença de três delegados da Polícia Federal numa lotérica do Centro não impediu que o estabelecimento fosse assaltado por um único ladrão, em 21 de junho, quando foram levados R$ 3,6 mil. Com a divulgação pela Polícia Civil das imagens do crime, captadas por sistema de câmeras da loja, os delegados Praxíteles Praxedes, Rafael Potsch Andreata e Rodolfo Faleiros Diniz foram flagrados saindo de mansinho da fila de clientes, como revelou nesta quarta-feira com exclusividade o ‘Informe do DIA ’.

 

A procuradora da República Cintia Damasceno, do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público Federal (MPF), informou nesta quarta-feira que vai apurar se os delegados praticaram o crime de prevaricação, que prevê a omissão do funcionário público quando ele deveria ter agido. A pena é de três meses a um ano de detenção.

  

 

 

Faleiros (de terno e braços cruzados) vê ladrão passar à sua frente na fila para anunciar o crime. Ele ainda avisa os colegas, Práxitala e Andreata, antes de saírem do local
Foto:  Reprodução

 

 

 

 

“É uma vergonha. O policial tem o dever e a obrigação de agir. Se eles fossem agentes, teriam feito algo. Espero que a sociedade entenda que esse não é o modelo”, protestou Luis Antônio Boudens, vice-presidente da Federação Nacional de Policiais Federais (Fenapef).

 

Inquérito do mensalão

 

Experiência não faltam aos delegados Praxíteles, que atuou no inquérito do Mensalão e está lotado na Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos, Andreata, que trabalha na Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros, e Faleiros, que pertence à Corregedoria. O órgão investigará a suposta omissão dos delegados no assalto. Em 24 de julho, o mesmo assaltante roubou a lotérica pela quinta vez.

 

Em nota oficial, a Polícia Federal informou que os delegados evitaram o confronto na casa lotérica por questões de segurança. Mas esperaram o criminoso do lado de fora. O trio teria seguido o bandido, que acabou escapando pelas ruas do Centro. ‘Necessário (...) que a experiência policial demonstra que, em casos semelhantes, os meliantes nunca agem sozinhos (...) e que uma reação, dentro da lotérica, poderia ocasionar fatos desastrosos com a muito provável perda da vida de pessoas inocentes”, afirmou a nota

 

Vídeo:  Bandido assalta casa lotérica pela quinta vez

 

 

 

Presença do trio surpreende funcionários

 

Se a ação do bandido, que ainda rendeu um idoso, durou dois minutos, a dos delegados saindo da casa lotérica não passou de segundos. A presença deles na hora do roubo pegou nesta quarta até os funcionários de surpresa. “Nem sabíamos que tinham policiais aqui”, surpreendeu-se uma funcionária. A loja fica a poucos metros da Superintendência da Polícia Federal, e o trio estava na hora do almoço.

 

O criminoso entrou na loja trajando camiseta, bermuda e boné, e, parecendo desorientado, portava uma arma. Ele furou a fila dos clientes, rendeu um idoso e entrou na área dos caixas. O primeiro a perceber a ação é Rodolfo Faleiros. Ele avisa a Praxíteles Praxedes. Eles deixam o local seguidos por Rafael Andreata.

 

A Polícia Federal informou que os delegados estão à disposição da 4ª DP (Praça da República) da Polícia Civil, para ajudar nas investigações e prisão do bandido.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ