Portal IG publica versão da Fenapef

Data: 11/10/13

Em relação à matéria publicada pelo Portal IG, intitulada “Cartilha de agentes da Polícia Federal recomenda boicote a investigações”, a área de Comunicação da Federação Nacional dos Policiais Federais entrou em contato com o Portal IG, esclarecendo ao jornalista alguns itens e recolocando a veracidade em partes daquela narrativa. No texto publicado, a matéria trazia trechos de mensagens que trafegaram em redes sociais com comentários, opiniões e sugestões, sem contudo terem integrado em momento algum o Manual de Procedimentos Legais elaborado pela Federação Nacional dos Policiais Federais.

 

Com a publicação do novo artigo, os policiais federais mais uma vez têm a oportunidade de fazer a verdade emergir, com apoio da imprensa. O esclarecimento dos fatos atinge de forma positiva os leitores que, dentre vários aspectos, tem o direito de ser informado, e bem informado. Veja o novo artigo:

 

Não queremos atrapalhar ações da PF, diz representante de agentes sobre cartilha

 

O diretor parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Alexandre Santana Sally, afirma que as orientações internas feitas a agentes sobre como se comportar em investigações não visam à paralisação ou boicote das ações da PF. Ontem, o iG revelou o teor de um comunicado repassado entre agentes, que dá dicas sobre como dificultar e atrasar procedimentos investigatórios. Sally admitiu que a cartilha de fato circulou dentro da corporação, mas afirma a orientação oficial é para que adotem a postura pregada na “Cartilha da legalidade” , documento formal da Fenapef. Esse outro documento prega a não realização de escutas telefônicas por um período superior a 15 dias sem determinação judicial; a não condução de veículos da PF com licenciamento atrasado e pede a disponibilização e meios de “comunicação adequados para todo e qualquer serviço externo”. Alguns desses itens também constam do comunicado informal ao qual o iG teve acesso, cujo tom é muito mais duro e incisivo do que a cartilha oficial, com direito a palavrões e reclamações ácidas sobre a ação de delegados. O documento formal da Fenapef critica o uso da expressão “doutor”. Não há menção direta aos delegados, mas, internamente, a recomendação visa atingi-los. “Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente.

 

Empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. O tratamento “Senhor” confere a desejada formalidade às comunicações”, afirma o “Manual da Legalidade”. “A Polícia Federal deve disponibilizar meios de comunicação adequados para todo e qualquer serviço externo.

 

Trata-se de meio essencial à segurança do policial e à eficiência do serviço. A falta de comunicação coloca em risco a segurança e dificulta ou inviabiliza o cumprimento de qualquer missão policial”, aponta o documento em outro trecho. Alexandre Sally afirmou ao iG que algumas dessas medidas pregadas nesse “Manual da Legalidade” visam evitar ações de improviso que ocorriam dentro da PF. Segundo ele, alguns agentes chegaram a pagar do próprio bolso pela manutenção de viaturas e viajavam para operações sem o recebimento de diárias. “Não podemos trabalhar de improviso. Nós queremos de trabalhar de forma séria”, declarou Sally. “Temos gente muito boa e preparada trabalhando internamente. Nós não estamos nos negando a cumprir ordens ou boicotando operações. Só não temos como trabalhar em condições ilegais. Apenas isso”, esclareceu Sally.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ