Presidente do SINDPOLF/SP fala para universitários sobre gestão na PF

Data: 15/10/13

Estudantes do Curso de Administração das Faculdades Uniesp - São Paulo conheceram um pouco mais sobre Gestão de Pessoas na Polícia Federal em Seminário ocorrido nos dias 7 e 11 de outubro, no auditório da própria instituição.  A palestra foi proferida pelo presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally que apresentou o cenário atual do Departamento de Polícia Federal.

 

No início, Sally apresentou o histórico das polícias no Brasil e do surgimento da Polícia Federal. Mereceu destaque as atribuições que foram aumentadas desde a Constituição Federal de 1988, entre as quais estão o controle de Segurança Privada, o controle de Produtos Químicos, a expedição de passaportes, a regularização de estrangeiros, segurança de dignitários, e o combate ao crime financeiro, tributário, previdenciário, e o combate às organizações criminosas.

 

Em seguida, o palestrante destacou a competência da equipe dos agentes que trabalham em condições precárias, conseqüência de um orçamento bem inferior às necessidades, com uso de equipamentos defasados e em más condições para o atendimento adequado às ocorrências, Como exemplo, mencionou que no passado havia uma prática em que a manutenção das viaturas da PF eram custeadas com o dinheiro dos próprios agentes sem a devida devolução do órgão. Afirmou ainda que o número  de agentes está bem aquém do necessário e citou, por exemplo, que no Estado de São Paulo, o efetivo deveria ser quadruplicado para prestar o serviço atribuído com qualidade. Completou com a afirmação de que há pouco apoio aos servidores e citou que há apenas um psicólogo para todo o Estado de São Paulo, composto por mais de 1000 agentes.

 

 

 

Este panorama, segundo o presidente do SINDPOLF/SP, contrasta com o efetivo de delegados no órgão, que incha o comando dos diversos setores da PF, os quais além de impor um teto no limite na carreira dos agentes ficam até 17 anos na mesma situação. Além da entrada de novatos, sem nenhuma experiência profissional, como chefes de áreas críticas que desconhecem os detalhes operacionais necessários para exercerem com o mínimo de competência o cargo assumido.

 

Sally reforçou que o resultado dessa má gestão é uma Policia Federal doente e desestimulada. Há também a depressão gerada pela desvalorização dos cargos e pelas perseguições sofridas dos gestores o que configura assédio moral, e para ilustrar esta questão, citou as ameaças de inquéritos administrativos com o único objetivo de punir injustamente os servidores que estão próximos de uma ascensão da carreira, o que gera afastamentos, seja por evasão de policiais que prestam concurso para outras áreas e cargos, como também o afastamento por problemas psicológicos e/ou psiquiátricos.

 

No final da palestra, Sally sugeriu como proposta de resolução dos problemas duas ações, sendo que a primeira seria a desvinculação do DPF do Ministério da Justiça para que o mesmo tenha orçamento próprio, bem como uma revisão da gestão por competências a fim de recuperar a motivação dos policiais e a devida adequação das gestões de acordo com a experiência e habilidades adquiridas pelo quadro de servidores, privilegiando a meritocracia.

 

Ressaltou, ainda, a necessidade de reformulação do sistema de investigação, criticando o arcaico e imperial inquérito policial existente apenas no Brasil, e chamando a atenção para a desnecessidade de formação em Direito para a condução do inquérito com a seguinte indagação: “O que seria mais eficiente na condução, ou presidência, de inquérito que investiga um crime financeiro? Um bacharel em Direito ou alguém formado em Administração, Economia ou Contábeis?”

 

 

Segundo a Coordenadora de Atividades Complementares, Profa. Luciana Arantes Medeiros, a palestra reforçou o valor do bacharel em Administração, nas diferentes esferas organizacionais. Pôde-se apurar que, na Polícia Federal, há conflitos de gestão decorrentes do preenchimento dos cargos administrativos, que não levam em consideração a formação do gestor em Administração de Empresas.

 

 

A coordenadora do curso, Cristiane Celeguim disse que a palestra do presidente Sally pode ser vista como fonte primordial na busca e aquisição de novos conhecimentos, tendo como finalidade básica a troca e transmissão de informações, além de contribuir para a  formação intelectual do discente. Encerrou sua fala com um agradecimento especial ao presidente do Sindicato, pela disposição, atenção e importante contribuição à formação dos nossos alunos.

 

Currículo do Palestrante

 

Alexandre Santana Sally, Bacharel em Direito, Pós graduado, professor convidado da Universidade Presbiteriana Mackenzie em Direito Penal,  Agente de Polícia Federal há 16 anos, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de São Paulo, Diretor Parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Federais.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ