Pesquisa aponta que a cada três assassinatos no Brasil, dois são de negros

Data: 17/10/13

A cada três assassinatos registrados no Brasil, dois são de negros. A probabilidade do negro ser vítima de homicídio é oito pontos percentuais maior, mesmo quando se compara indivíduos com escolaridade e características socioeconômicas semelhantes.

Os dados são da quarta edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi), apresentado pelo diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Daniel Cerqueira, na manhã desta quinta-feira.

Conforme artigo assinado pelo pesquisador do Ipea Almir de Oliveira Júnior e a acadêmica da área de Direitos Humanos da UnB Verônica Couto de Araújo Lima, somando-se a população residente nos 226 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, calcula-se que a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior em comparação com os brancos.

Analisando o racismo institucional dentro das polícias, os autores conceituam o termo como sendo o fracasso coletivo das instituições em promover um serviço profissional e adequado às pessoas por causa da sua cor.

A pesquisa aponta que negros são maiores vítimas de agressão por parte de policiais que brancos. A Pesquisa Nacional de Vitimização mostra que 6,5% dos negros que sofreram uma agressão no ano anterior à coleta dos dados pelo IBGE, em 2010, tiveram como agressores policiais ou seguranças privados (que muitas vezes são policiais trabalhando nos horários de folga), contra 3,7% dos brancos.

Os números foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na sede do Ipea, em Brasília. O Boletim de Análise Político-Institucional do Ipea é uma publicação que reúne artigos com foco em aspectos estruturais de algumas das instituições políticas brasileiras e a relação entre o desenvolvimento e os mecanismos de democracia representativa e participativa. Além do racismo, desenvolvimento sustentável, as manifestações de junho, a pacificação das favelas do Rio de Janeiro e o acesso à educação profissional estão entre os temas abordados.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ