Ministério do Planejamento apresenta situação do plano de Saúde GEAP

Data: 18/10/13

 

O Diretor de Seguridade Social da Fenapef, Marcus Firme dos Reis, participou ontem (16) no auditório do Ministério do Planejamento, da apresentação da atual situação do plano de saúde GEAP. A reunião foi organizada e apresentada pela Secretaria de Relações do Trabalho no Serviço Público – SRT/MP, tendo o intuito de demonstrar os resultados do processo de intervenção por que passa a GEAP. De acordo com os dados apresentados pelo interventor Aubiérgio Barros de Souza Filho, a GEAP saiu de um déficit de R$ 37 milhões em dezembro de 2012 para um saldo positivo de R$ 32,5 milhões no mês de agosto deste ano. Segundo o interventor, a GEAP não só esta recuperada, mas que hoje ele pode afirmar que seria a única operadora de saúde sem dívidas com as prestadoras, efetuando os pagamentos num prazo de até 45 dias.

 

O interventor Aubiérgio elogiou a equipe interventora e disse que o primeiro passo foi o equilíbrio econômico e financeiro da Geap, e que agora teriam que trabalhar na expansão da rede em todo o Brasil, fortalecendo ainda mais o plano.

 

Outra palestrante foi a Secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lucia Amorim de Brito, que discorreu sobre o decreto presidencial de 7 de outubro de 2013,  que alterou a forma de parceria com o plano GEAP. Com o decreto o Ministério do Planejamento passa a ter respaldo para firmar convênio único com a GEAP, que abrangerá automaticamente todos os órgãos da Administração Direta, eliminando a prática anterior de realização de múltiplos convênios. Pelo decreto, também serão permitidas adesões das autarquias e fundações ao convênio, na condição de patrocinadoras. Segundo Ana Lucia, o objetivo do governo foi facilitar a adesão dos servidores públicos ao plano de saúde GEAP.

 

Porém, o que era para ser uma apresentação com dados positivos por parte da GEAP, onde inclusive teria uma nova marca – Geap Autogestão em Saúde, e uma demonstração do governo em melhorar a tão combalida saúde pública do servidor, a reunião acabou sendo marcada pela indignação e reclamações dos presentes, pela afirmação de que o governo não tem a intenção de reajustar a ajuda per capita dos servidores no ano de 2014. Houve também bastantes reclamações  dos representantes classistas presentes, que esperavam que o governo realmente demonstrasse uma disposição em dar uma maior contrapartida, principalmente depois dos altos reajustes praticados pela GEAP. Segundo o Secretário de Relações de Trabalho Sérgio Mendonça, em 2014 não haverá aumento na ajuda per capita, pois não tem previsão orçamentária para isso, mas afirmou que é algo que pode ser mudado com as negociações com as entidades de classe.

 

O diretor Marcus Firme avaliou como positiva a recuperação da GEAP, já que um dos maiores problemas dos servidores é o plano de saúde. “A Geap poderá vir a ser um plano de saúde que realmente atenda os servidores públicos, mas ainda carece de uma avaliação mais profunda e de um tempo para demonstrar que podemos confiar”, afirmou Marcus Firme. Com relação à ajuda per capita, a Federação vem trabalhando em conjunto com outras entidades para pressionar o governo no intuito de que haja o reajuste no ano de 2014.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ