Fenapef e Sindipol/DF debatem investigação criminal na Câmara dos Deputados

Data: 24/10/13

 

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal e diretor da Fenapef, Flávio Werneck Meneguelli participou, nesta terça-feira (23), de audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o dirigente sindical elogiou os deputados, por terem oferecido espaço para os policiais federais participarem do debate sobre o Projeto de Lei 5776/13, que pretende regulamentar a investigação criminal no Brasil. “Destaco esse fato porque o mesmo não ocorreu quando da discussão da PEC 37”, disse.

 

Meneguelli reiterou o apoio ao projeto, mas destacou que irá apresentar sugestões, no sentido de aperfeiçoar o texto e tornar a investigação mais eficiente e eficaz no Brasil. “Temos que estudar modelos mais eficientes de investigação. Quanto mais lenta a busca de provas, por exemplo, menos eficaz se torna o trabalho”, comentou. Atualmente, segundo levantamento do diretor da Fenapef, de 100 inquéritos realizados, apenas quatro viram denúncia.

 

O dirigente sindical também afirmou que a construção da prova na investigação criminal é o resultado de um trabalho complexo, com participação de todos os servidores da Polícia Federal “Nós temos que aproximar o Ministério Público dos investigadores, tal qual já ocorre em países como EUA e Chile. Nossos índices de persecução penal são risíveis”, destacou.

 

O relator do projeto na Comissão, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) afirmou, ao final da audiência, que o debate foi esclarecedor e que pretende ouvir todas as partes envolvidas. “O projeto tem o objetivo de oferecer o melhor para a sociedade. É com esta meta que trabalharei a redação do texto”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ