Policiais federais realizam protesto na Santos Andrade

Data: 31/10/13


Policiais escolheram a data de 31 de outubro por conta da "caça às bruxas" que estaria ocorrendo na cooporação.


Um grupo de 70 policiais federais realizou na manhã desta quinta-feira (31) uma manifestação na Praça Santos Andrade, no Centro. Segundo o movimento, a paralisação, que deve durar 24 horas, tem como principal objetivo conseguir um rearranjo do atual plano de cargos e salários, que não estaria bem estabelecidos.

 


Os agentes da Polícia Federal (PF) precisam ter curso superior para poder ingressar na corporação, no entanto, uma vez lá dentro, o salário só recebe reajuste de acordo com uma tabela válida para profissionais de nível médio. Os manifestantes afirmam que tal procedimento desvaloriza a categoria já que o nível de exigência é muito maior.


Outro ponto levantado pelos agentes da PF é a questão do efetivo. Um levantamento dos manifestantes afirma que mesmo que o número de policiais fosse dobrado no Paraná ainda seria insuficiente para dar conta da demanda e que nas regiões de fronteira a situação é ainda mais delicada.


Inquisição


A paralisação, que não deve afetar a prestação de serviços à população, teve como data escolhida 31 de outubro por simbolizar o “Dia da Bruxas”. A escolha se deveu por conta da greve ocorrida em 2012 e que durou 70 dias.


Um acordo entre o movimento grevista e a cúpula da corporação impedia que os participantes do movimento sofressem retaliação, no entanto, não teria sido isso o que aconteceu, já que muitos teria respondido processo disciplinar administrativo ou estaria sendo alvo de uma perseguição interna.


A pressão exercida sobre os agentes teria influenciado o suicídio de 11 policiais, comentam os manifestantes.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ