Nova sede da PF em Roraima é inaugurada

Data: 07/11/13

Após três anos de construção, a nova sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima foi inaugurada na noite dessa quarta-feira (6). O prédio está localizado na avenida Brasil, trecho urbano da BR-174, no bairro 13 de Setembro, zona sul de Boa Vista. O investimento na obra ultrapassou R$ 26 milhões, recursos provenientes do Ministério da Justiça.

Com capacidade prevista para 400 servidores, a nova unidade possui ampla área destinada ao atendimento do público. Serviços como expedição de passaportes, registro de estrangeiro, fiscalização e controle de segurança privada, registro e porte de armas e a fiscalização de produtos químicos devem ser ampliados.

"A Polícia Federal pensou nesse prédio para atender a população de Roraima e deixar os nossos profissionais mais confortáveis e capacitados nas suas ações. Nós devíamos ao estado uma superintendência como esta", informou o diretor-geral da PF, delegado Leandro Daiello Coimbra, que veio ao estado para a inauguração da nova sede.

Parte do material já começou a ser transferido nesta quarta-feira do prédio alugado, no bairro Calungá, onde funciona atualmente a PF, para o novo prédio. A previsão é que somente na segunda-feira (12), após a finalização da mudança e instalação nas atuais dependências, a sede começe a funcionar definitivamente.

O serviço de emissão de passaporte deve ser o último a ser transferido para as novas dependências. Segundo o superintendente regional da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, a ideia é evitar o máximo de transtorno para as pessoas que já tem atendimento agendado.

"A população pode contar com um ambiente mais arejado para ser atendido, com climatização melhor e mais servidores, já que teremos mais espaço para colocar mais funcionários, principalmente na área de emissão de passaporte. O conforto de quem está esperando muda bastante agora", destacou.

Ampliação do efetivo
O diretor-geral da Polícia Federal adiantou que é prevista para o próximo ano a formação de 1.200 policiais, sendo 600 no primeiro semestre e o restante no segundo semestre de 2014. Sobre a ampliação do efetivo em Roraima, ele informou que a necessidade será estudada.

"Com certeza faremos uma análise das necessidades do estado, mas com a implantação da indenização de fronteira que se avizinha para o próximo ano, nós acreditamos que o efetivo deva permanecer por mais tempo aqui e poderá sim ter um aumento real de efetivo em Roraima", ressalta Coimbra.

Além disso, ele informou que está em fase de planejamento a construção da Delegacia de Pacaraima e também de residências para atender os policiais federais que moram no estado. O projeto executivo da nova unidade policial está em andamento e o das casas deve ser concluído no próximo ano para ser licitado.

Estrutura da sede
A nova sede da Polícia Federal tem mais de dez mil metros de área construída, em um terreno de 60 mil metros quadrados. O prédio possui quatro pavimentos, sendo um subsolo onde funcionará a garagem para os funcionários, alojamento e outros.

O edifício tem mais de cem salas que devem abrigar laboratórios para perícias técnicas, delegacias, sala de treinamento, academia, refeitório, consultórios médicos, área de atendimento da imigração, sala de imprensa e sala dos advogados. Existe ainda um auditório.

A área externa possui um gramado de 30 mil metros quadrados, além de estacionamento ao público, pista de corrida para treinamento dos policiais, canil e oficina. A estrutura também comportará uma área para pouso de helicópteros. 

Protesto de servidores
O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal de Roraima (Sindpoferr) mobilizou sindicalistas em um ato de protesto durante a inauguração da nova sede. Uma faixa com críticas a administração da instituição foi produzida pelos servidores.

Agentes, papiloscopistas e escrivães da superintendência regional cobram a reestruturação da PF. Os sindicalistas também estiveram no Aeroporto Internacional de Boa Vista se mobilizando em ato de protesto durante a chegada do diretor-geral da PF, delegado Leandro Daiello Coimbra, ao estado.

"Estamos fazendo essa manifestação para mostrar à todos eles a nossa indignação com o desrespeito que está havendo com os servidores da Polícia Federal de todo o país. O governo federal não tem respeito pelos profissionais e não atende os nossos pleitos", informou o diretor-presidente do Sindpoferr, Luiz Roberto Paredes Barroso.

Durante sua fala, o delegado-geral da PF disse serem justas as reivindicações dos servidores e que eles estão em busca de `melhorias justas`. Jugou ser necessário `abrir as mesas de negociação` com a categoria. 

  •  
Sindicato estendeu faixa de protesto em frente a nova sede da PF (Foto: Vanessa Lima/G1 RR)Sindicato estendeu faixa de protesto em frente a nova sede da PF (Foto: Vanessa Lima/G1 RR)

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ