SINPEF/MS pede reforço para manter a segurança em Mato Grosso do Sul

Data: 08/11/13

 

Os conflitos entre produtores rurais e povos indígenas, por conta de invasão de terras no município de Japorã, no do Mato Grosso do Sul, tem  se agravado nas  últimas semanas. Diante do quadro, o presidente do  Sindicato dos Policiais Federais (SINPEF/MS), Jorge Luiz Caldas da Silva solicitou ao superintendente da Policia Federal daquele estado, Edgar Paulo Marcon, o deslocamento de policiais do COT/DPF para prestar auxílio no serviço de promover a pacificação da região “garantindo a ordem e a segurança de todos  os envolvidos e da sociedade”.

 

Caldas destaca que, atualmente, apenas seis Policiais Federais estão responsáveis pela segurança na região. “ É importante esclarecer que este número de servidores é insuficiente para garantir a própria segurança, o que dirá para manter o policiamento ostensivo no local. O reforço é fundamental para que seja evitado, a todo custo, o conflito armado entre fazendeiros e indígenas”, destaca.

 

No requerimento enviado  ao superintendente, Caldas destaca notícia veiculadoa no site Campo Grande News de 31/10, em que o vice-presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul (Acrissul),  Jonatan Pereira Barbosa afirmou que a Polícia Federal está “desmoralizada” no estado.  Barbosa “enfatiza, ainda, que se os agentes entregam um madado de reintegração de posse, a liderança indígena o rasga”.

 

O presidente do SINPEF/MS reforça que é necessário que o superintendente “faça a gestão necessária, a fim de que Policiais Federais devidamente treinados sejam designados para atuarem na região de conflito, uma vez que possuem equipamentos e armamentos necessários para promover a segurança da região e de todos que ali se encontram”.

 

Caldas também salienta que os indígenas que promoveram a invasão podem estar de posse de arma de fogo e são, em sua maioria, menores de idade. “Por outro lado, os fazendeiros e criadores estão contratando seguranças armados, para garantir o seu patrimônio e a segurança de suas famílias”. De acordo com informações da Acrissul, 75 propriedades rurais continuam ocupadas por indígenas no estado.

 

Ouça as declarações do presidente do SINPEF/MS no topo da notícia.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ