Campanha: O seu dia chegou?

Data: 19/11/13

 

Segundo dados oficiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, pesquisa realizada em 2009 pelos especialistas Luiz Eduardo Soares, Marcos Rolim e Silvia Ramos revelou que 22,2% dos profissionais de segurança entrevistados já foram vítimas de acidente de trânsito em serviço, aproximadamente 1 em cada 4 servidores. Veja o vídeo da campanha (escolha um dos espaços para visualização):

 

***

 

 

 


O motivo dessa estatística alarmante é a constatação de que perseguições em alta velocidade, manobras bruscas e procedimentos operacionais com veículos fazem parte do cotidiano policial, e representam um risco constante para esses profissionais que habitualmente arriscam as próprias vidas pela dedicação no combate ao crime.

Devido à ausência de dados estatísticos sobre a gestão de pessoas no âmbito da Polícia Federal, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) iniciou um levantamento sobre os últimos acidentes de trânsito envolvendo policiais federais, e descobriu que nos últimos dois episódios recentes, envolvendo fatalidades, as vítimas estavam sem os cintos de segurança.

Devido à ausência de políticas específicas de valorização do policial, a Fenapef pesquisou e encontrou uma iniciativa exemplar que surgiu nos Estados Unidos, onde o Comitê de Segurança Rodoviária da Associação Internacional de Chefes de Polícia (HSC-IACP), e uma série de agências policiais já reconhecem esse dilema há muito tempo.

 

Tais entidades, em parceria com a Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Estradas norte-americanas (National Highway Traffic Safety Administration - NHTSA), criaram, em março de 2003, uma subcomissão para segurança operacional das forças policiais (Law Enforcement Stops and Safety Subcommittee – LESSS), para aprimorar as práticas policiais e proteger a vida dos servidores.

 

A subcomissão LESSS já produziu quatro vídeos de treinamento e conscientização para promoção da segurança do policial: “O seu colete não vai deter esse projétil” (Your Vest Won`t Stop This Bullet - 2005), “Perseguição” (P.E.R.S.U.E. - 2007), “Salvando vidas... uma parada de cada vez” (Saving Lives...One Stop At A Time - 2008), e “O seu dia chegou?” (Is Today Your Day? - 2010).

Porém, o filme “O seu dia chegou?” alcança nos dias atuais uma relevância incrível, pois conscientiza e pode salvar inúmeras vidas, pela prevenção de tragédias através da mudança de hábitos na rotina policial.

Fenapef parabeniza a HSC-IACP, a NHTSA e a LESSS, criadoras da campanha, e conclama todos os profissionais de Segurança Pública a assistirem ao vídeo, que deve se tornar peça fundamental para a conscientização e formação dos profissionais de todos os órgãos de Segurança Pública do Brasil.

 

 

DIRETORIA DA FENAPEF

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ