Papiloscopistas paralisam atividades periciais.

Data: 19/11/13

Os papiloscopistas da Polícia Federal irão paralisar as atividades periciais a partir do dia 20 de novembro, em protesto contra o descaso do governo federal, que tem desvalorizado o perfil profissional do cargo, contrariando décadas de atuação pericial e milhares de laudos periciais papiloscópicos já emitidos. Em defesa da segurança jurídica da atividade, hoje está vigente uma decisão judicial que reconhece a oficialidade do trabalho dos peritos em Papiloscopia.

 

O Ministério da Justiça prometeu aos papiloscopistas enviar um projeto de lei para adequar a Lei n. 12.030, patrocinada por associações de peritos, no rol de categorias que são definidas como Perito Oficial. Apesar da Presidência da República já ter declarado oficialmente que o rol de categorias citadas na referida lei é exemplificativo, infelizmente existem associações que usam a Lei n. 12.030 para questionar o trabalho desempenhado pelos papiloscopistas desde 1903.

 

A Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça já determinou que os Papiloscopistas devem ser considerados como peritos em sua área, reforçando a determinação judicial que reconhece um perfil profissional exercido há décadas.

 

A paralisação das atividades periciais dos papiloscopistas vai afetar os processos de identificação civil e criminal em vários programas do Governo Federal. A falta de reconhecimento e de investimentos compromete a segurança jurídica que estabelece a confiabilidade de programas considerados estratégicos, como o programa Mais Médicos, onde não poderá ser verificada a autenticidade da identidade dos profissionais de saúde.

 

Serão comprometidos os programas relacionados com a identificação biométrica das eleições, projetos em andamento para combate às fraudes previdenciárias e relacionadas aos programas assistenciais do governo, e a estatística oficial da Polícia Federal que aponta milhares de laudos que desvendam crimes em todo o país.

 

O serviço público não é um lugar para ser loteado por castas, o compromisso maior é servir ao cidadão, e não admitimos a desvalorização do papiloscopista por motivos que prejudicam o interesse público, contra quem sempre atuou como um perito oficial, um especialista formado pelo próprio Governo Federal na área específica de Papiloscopia, com dedicação em serviço do Brasil.

 

ABRAPOL – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PAPILOSCOPISTAS POLICIAIS FEDERAIS

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ