Policiais fazem assembleia para decidir se cruzam os braços na quarta-feira

Data: 28/11/13

O Sindipol-DF (Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal) marcou uma reunião com a categoria para decidir sobre uma possível paralisação nos serviços de segurança pública na capital federal. O encontro acontecerá na noite desta quinta-feira (28) na sede do sindicato, que funciona no Setor de Clubes Sul, área central de Brasília.


Se a proposta for aprovada, uma boa parte dos policiais Federais e Militares pode cruzar os braços na próxima quarta-feira (4) com adesão, em escalas menores, de homens da Polícia Civil e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) do Distrito Federal e de outros estados brasileiros, como Goiás e Minas Gerais.

Mobilização nacional unificada

No último dia 05, as direções da FENAPEF (Federação Nacional dos Policiais Federais) e do Sindipol-DF firmaram parceria com a Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis) para uma mobilização nacional conjunta.

Representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal da capital federal e de outros estados também estão em negociação com suas respectivas categorias e devem aderir ao movimento na próxima semana.

Como resultados prévios, ainda a serem discutidos e aprovados durante as assembleias, ficou decidido que haverá a manifestação no dia 04 de dezembro na Esplanada dos Ministérios, com participação de pelo menos oito mil policiais.

Reinvindicações

Werneck relatou que entre as principais reivindicações está a aprovação da PEC 51, que trata da desmilitarização da PM, delega aos estados a faculdade de unir a PM com a civil, estabelece que a polícia brasileira tenha ciclo completo de polícia, além de mordenizá-la e colocá-la em pé de igualdade com as polícias de países desenvolvidos. O projeto também prevê a criação da carreira única.

— Sabemos que cada categoria tem seu pleito, mas as reclamações que forem convergentes tentaremos discutir e resolver em uma só mobilização.

O presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, disse que durante as manifestações, caso de fato aconteçam, a categoria vai entrar com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a Lei 12.830/13, que amplia a autonomia dos delegados de polícia, em vigor desde o último dia 21 de junho.

— O nosso objetivo é provar que a Polícia Judiciária já existe como uma carreira única e, por isso, não pode ter divisões.

 


OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ