Petistas evitam convocação de Cardozo em comissão para explicar caso Siemens

Data: 01/12/13

  • Acordo foi feito para que o convite seja aprovado em outras comissões do Senado e da Câmara

Maria Lima*

 


Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo
Foto: Ailton de Freitas / O Globo

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo Ailton de Freitas / O Globo

 

BRASÍLIA - Na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, a tropa de choque petista entrou em campo e rejeitou, por 12 a 2, convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para dar explicações sobre o Caso Siemens e sobre o fato de Vinicius Carvalho, presidente do Cade, ter omitido na sabatina no Senado seu vínculo de trabalho com o deputado denunciante, o hoje secretário de Serviços da prefeitura de São Paulo, Simão Jorge (PT-SP). Mas foi feito um acordo para que o convite seja aprovado na Comissão de Segurança da Câmara e na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

 

— Não creio que tenha havido fraude na documentação encaminhada pelo ministro Cardozo. Ele não embarcaria numa coisa dessas e virá ao Congresso, tranquilamente, dar as explicações necessárias. É importante que se dê a oportunidade de defesa a quem foi acusado, mas as investigações tem que continuar, é o processo — disse o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI).

 

O secretário geral do PT, deputado Paulo Teixeira ( SP), disse que o ex-executivo da Siemens entregou dois documentos: um dirigido à empresa, e outro à Polícia Federal, no processo de delação premiada. E diz que nos dois documentos exite a palavra “bride”, propina em inglês. Os tucanos estão requerendo acesso ao depoimento da delação premiada de Everton Rheinheimer, da Siemens.



OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ