SINPEF/RS debate reforma do sistema de segurança pública no país

Data: 03/12/13

O SINPEF/RS promove o 1º Simpósio Nacional sobre a Reforma do Sistema de Segurança Pública do Brasil, no dia 10 de dezembro, em Porto alegre/RS, em parceria com a PUC/RS. O evento tem como objetivo levantar o debate acerca do atual Sistema Policial de nosso país e sua prestabilidade social.

No momento em que esse debate vem ultrapassado as raias das comunidades policiais, atingindo a seara política, acadêmica e sociológica, nós, Agentes, Escrivães e Papiloscopistas Federais, temos a obrigação de participar ativamente desse processo, apresentando sugestões para um novo modelo de segurança pública e cobrando mudanças desse ultrapassado sistema junto ao Congresso Nacional.

A PEC 51/2013, que tramita no Congresso Nacional, mesmo que ainda pendente de emendas, é um ótimo exemplo de iniciativa voltada à efetiva reestruturação dos organismos policiais.

Pretendemos chamar a comunidade em geral para o debate, por meio de eventos acadêmicos dessa natureza, para a imediata e urgente necessidade do atual sistema passar por uma profunda reformulação, seja ela através da PEC 51/13 ou de qualquer outra Proposta de Emenda à CF que possa trazer novos e melhores dias para a sociedade e para os trabalhadores policiais , informa o vice-presidente do Sindicato, Ubiratan Antunes.

A ideia desse 1º Simpósio será a de promover um debate generalista entre todos os elementos que compõem o sistema de segurança pública do Brasil (policias civis, rodoviárias, militares, ministério público, judiciário, academia, movimentos sociais, parlamentar, etc), devendo ser realizado, num segundo momento, outros eventos voltados especificamente à Polícia Federal e sua arcaica estrutura.

Na ocasião, o Dr. LUIZ EDUARDO SOARES e o Dr. RODRIGO GUIRINGUELI DE AZEVEDO, personalidades de renome nacional na área da segurança pública, palestrarão sobre o tema. O Simpósio será complementado com um debate aberto entre todas as entidades presentes, em que sugestões e propostas serão discutidas com os palestrantes.

O vice-presidente do SINPEF/RS, Ubiratan Sanderson  ressalta que esta é uma grande  oportunidade para que todos os profissionais da segurança pública debatam sobre os problemas e o que pode solucioná-los.

Ouça aqui a manifestação do vice-presidente do SINPEF/RS.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ