Deputado Otoniel Lima protocola a PEC do FBI.

Data: 03/12/13

 

O Deputado Otoniel Lima, do PRB/SP, protocolou hoje na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 361/2013, mais conhecida como a “PEC do FBI”.

 

A PEC 361/2013 representa um trabalho conjunto da diretoria da Fenapef, e busca atender ao sonho antigo da grande maioria dos policiais federais, que luta há décadas contra um modelo policial burocrático, herdado do Código Italiano Rocco, de índole fascista.

 

A PEC altera o artigo 144 da Constituição Federal, estabelecendo uma carreira única fundamentada na competência, meritocracia e eficiência. A redação da proposta tem como prioridade a garantia de paridade entre os policiais federais ativos e inativos do órgão.

 

A Proposta de Emenda também busca pacificar as tensões internas dentro da PF, tornando mais equânime os subsídios dos policiais. Conforme o texto, “a diferença entre o valor dos vencimentos dos padrões inicial e final da carreira única não poderá ser superior a 20% da maior remuneração”, preservando a paridade dos inativos e pensionistas da carreira Policial Federal.

 

O Deputado Otoniel afirma que é necessária a reestruturação geral da Polícia Federal, o que ampliará a confiança da população sobre o trabalho desempenhado pela instituição. “Esta confiança será incrementada por meio dessa Proposta de Emenda à Constituição, que contém novas diretrizes para organização da carreira policial federal e para a valorização de seus integrantes”, completa o deputado.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ