Protesto de policiais interdita pistas do Eixo Monumental nos dois sentidos

Data: 04/12/13

Um protesto de policiais deixa o trânsito caótico na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (4/12). As pistas N1 e S1 do Eixo Monumental ficaram completamente interditadas. Por volta das 11h30, o trânsito foi liberado na S1, mas o trânsito ainda está congestionado.

 

 

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 15 mil agentes participam da manifestação. A alternativa para o condutor escapar dos transtornos é trafegar pelas vias S2 e N2. Alguns carros chegaram a andar pelo gramado da Esplanada para tentar fugir do engarrafamento.

Os manifestantes marcharam do Museu da República até o Palácio do Planalto e seguiram até o Palácio do Buriti. Trio elétrico, carros com bandeiras e motos são usados para acompanhar o protesto. Durante a marcha até o Buriti, o grupo parte do grupo se dispersou.


Mais cedo, bombeiros policais federais, rodoviários e civis do DF e de Goiás realizaram uma assembleia na Praça do Museu da República. A categoria pede reestruturação da carreira de todo o Brasil com base na PEC 51, além de melhores salários. Os PMs brasilienses também pedem a volta do plano de saúde.

Além do DF, os organizadores esperam que o protesto seja aderido pelos 26 estados da federação. Segundo o Sindicato dos Policiais Federais no DF, a "manifestação respeita a legislação preservando 30% dos serviços prestados à sociedade".


Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Janio Gandra, o ato quer chamar a atenção das autoridades públicas e da população para os problemas das polícias em todo o país.


"Entregamos um documento com as nossas insatisfações. A polícia não consegue mais investigar e cumprir o seu papel e não é por culpa dos policiais. Mas pela má gestão", disse Janio Gandra.

Com informações de Bárbara Nascimento e Agência Brasil.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ