Força Nacional vai atuar na segurança do sorteio da Copa nesta sexta

Data: 06/12/13

 

Brasília – Chega hoje (4) à Bahia o restante do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública que vai atuar na segurança do sorteio final das chaves da Copa do Mundo de 2014. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou o envio da força ao estado para reforçar a segurança do evento, que ocorre nesta sexta-feira (6).

 

A lista de convidados tem 1.300 nomes e terá as presenças da presidenta Dilma Rousseff, do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa, na sigla em inglês), Joseph Blatter, e do secretário-geral da Fifa , Jérôme Valcke.

 

De acordo com portaria do ministério, publicada hoje no Diário Oficial da União, a atuação da força envolve controle de tumultos e distúrbios civis, escolta e segurança dos membros do Comitê Executivo da Fifa, preservação da ordem pública e garantia da integridade dos envolvidos. O sorteio ocorre na Costa do Sauípe, a 75 quilômetros de Salvador, e definirá os grupos e jogos da primeira fase da competição.

 

Segundo o Ministério do Esporte, estarão envolvidas na organização do evento 2.700 pessoas, sendo 200 voluntários, para a estrutura de suporte aos convidados e à imprensa. O sorteio está marcado para as 14h, horário de Brasília. A transmissão da solenidade será feita ao vivo para 193  países por meio de 79 emissoras de TV e 30 de rádio, das quais sete e 17 brasileiras, respectivamente.

 

A portaria informa que a necessidade do emprego da Força Nacional partiu de “manifestação expressa” do governador da Bahia, Jaques Wagner. De acordo com o secretário de Copa da Bahia, Ney Campello, o governo estadual investiu R$ 6,4 milhões na estrutura do evento.

 

A atuação do efetivo durará sete dias, a partir de hoje, de acordo com o documento. Parte dos homens e mulheres da Força, no entanto, já atua no estado desde 27 de novembro, segundo o Ministério da Justiça.

 

Durante o sorteio, as 32 seleções que participarão do mundial serão divididas em grupos de oito que terão como cabeças de chave o Brasil, a Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e o Uruguai, escolhidos com base no ranking da Fifa de outubro deste ano (a exceção é o Brasil, que é o país-sede).

 

Na semana passada, o Exército promoveu a primeira reunião para o planejamento das ações de defesa durante os jogos da Copa, com setores de segurança e defesa nacionais como Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Militar.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ