Policiais federais do Amazonas protestam por melhores salários

Data: 06/12/13

Agentes federais se concentraram em frente à sede da PF em Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)

 

Funcionários da Polícia Federal participam de um ato grevista por melhores salários. A manifestação acontece na manhã desta quarta-feira (4), em frente à sede do órgão, na Avenida Domingos Jorge Velho, no bairro Dom Pedro II, Zona Centro-Oeste de Manaus.  A ação faz parte de um movimento grevista nacional organizado pela Federação Nacional dos Policiais Federais e atinge, pelo menos 70% do efetivo, conforme o Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Amazonas.


Policiais federais, escrivãos e papiloscopistas cruzaram os braços desde às 7h. A previsão do sindicato é que a movimentação continue até às 12h. A iniciativa é motivada por tentativas de negociações com o Governo Federal ao longo de mais de 20 anos, conforme o presidente do sindicato da categoria, Nelson Oliveira.

 

"Estamos tentando conversar com o governo há mais de duas décadas e em nenhum momento fomos ouvidos. Abrimos essa situação agora para toda a população e, se não der certo, vamos partir para uma greve mesmo a partir de janeiro ou fevereiro do ano que vem", disse o sindicalista.


No Amazonas, os agentes também reclamam sobre a quantidade de policiais federais existentes na corporação para atuar nas fronteiras do país. "Não tem concurso para agente federal há bastante tempo. Esse que está sendo divulgado é para agente administrativo. Somos poucos para tomar conta de uma fronteira gigantesca", disse o presidente do sindicato.


A categoria quer também que seja feita uma reestruturação na carreira dos agentes federais. Segundo o sindicato, os policiais federais não recebem correção salarial há mais de cinco anos. "Tem policial trabalhando há seis anos sem nenhum tipo de aumento na remuneração. É um grande descaso e tudo isso desmotiva", afirmou Oliveira, que informou ser de R$ 7 mil o salário bruto do agente federal.

 

Categoria colocou faixa em frente à PF em Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)

 

A agente da Polícia Federal Marlúcia Pinheiro também reclamou a situação dos agentes na fornteira. "Não recebemos nem adicional de fronteira.  Todo mundo tem benefício menos nossa classe. Somos a única categoria que não aceitou as propostas feitas por parte do Governo, porque o valor não repõe as nossas perdas. Não entendo o porquê. Será que é porque a Polícia Federal investiga o Governo?", questionou a agente federal.



Outra pauta de reivindicação é o assédio moral que os funcionários dizem sofrer. Nelson Oliveira, presidente do sindicato, disse receber inúmeras denúncias. O presidente do órgão afirmou ter respondido a dois processos disciplinares por perseguição a policiais.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ