Professor critica procedimento

Data: 07/12/13

 

O professor de direito constitucional da Fumec Ricardo Sacco não vê com bons olhos a mudança nos procedimentos da Polícia Federal. O professor critica os fatos de o ministro da Justiça ser informado sobre a descoberta de políticos em investigações e de policiais federais terem que informar o envolvimento de personalidades nos esquemas.

 

Sacco explica que algumas autoridades como deputados, governadores, senadores têm foro privilegiado e, por isso, precisam de uma autorização por parte da Justiça para serem investigadas. “O risco é de haver algum tipo de pré-seleção de quem vai ou não vai ser investigado. A polícia deve agir de ofício, mesmo sem ser provocada”.

 

Segundo o professor, não há lei que determine que o ministro seja comunicado com antecedência, mas ele pode fazer o pedido sendo o “chefe” da PF.

 

“Esse tipo de conduta levanta a suspeita de que indícios políticos interferem nas ações e investigações. A polícia não pode agir de forma seletiva. Pelo contrário, as operações devem ser o mais completas e abrangentes possíveis”, avalia Ricardo Sacco. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ