Federação alerta que efetivo de agentes federais está diminuindo.

Data: 10/12/13

 

Segundo dados oficiais do Ministério do Planejamento (MPOG), constantes dos boletins estatísticos de pessoal, o número de agentes federais em serviço tem diminuído nos três anos de Governo Dilma, ao contrário do panorama que existia durante o Governo Lula.

 

Dados oficiais do MPOG comprovam que, a cada ano, 130 agentes federais abandonam a Polícia Federal e buscam um futuro melhor, retornando à iniciativa privada ou migrando para carreiras públicas mais valorizadas.

 

 

Números oficiais do MPOG apontam que, entre 2010 e 2013, uma média de 11 agentes federais abandonou a PF a cada mês. Como possíveis causas são citadas as condições extremas de trabalho, com risco de vida e jornadas irregulares, e um congelamento salarial que já alcança cinco anos.

 

Os agentes federais possuem nível superior e competências estratégicas de combate ao crime organizado, tráfico de drogas e armas, corrupção, crimes ambientais, eleitorais, relacionados à justiça do trabalho, assim como terrorismo, tráfico de pessoas, e muitos outros.

 

Porém, os dados oficiais do MPOG demonstram que a quantidade de novos policiais não tem compensado aqueles que se aposentam. Como exemplo, se 130 agentes federais abandonam a PF a cada ano, um novo concurso para 400 novos policiais seria dissipado em praticamente três anos.

 

Os dados mostram que existe um índice altíssimo de abandono próximo à realização do concurso. Muitos candidatos que passam nas primeiras fases do concurso desistem antes de tomarem posse, e muitos outros abandonam a carreira pouco tempo depois de entrarem em exercício.

 

Tentar entender por que o Governo Federal desvalorizou a carreira dos agentes federais é uma tarefa difícil. Porém, recente pesquisa da Federação, com uma margem de erro de apenas 2%, entrevistou 2360 policiais federais, e 94,34% dos entrevistados afirmaram que a falta de investimentos da Polícia Federal é um castigo pelas investigações sobre Corrupção.

 

 

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ