Plenário: Aprovação de projeto que trata da aposentadoria das policiais

Data: 16/12/13

 

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) cobrou da Câmara dos Deputados a votação de projeto de lei complementar que estabelece condições diferenciadas de aposentadoria voluntária às mulheres policiais.

 

Pela regra vigente, homens e mulheres policiais se aposentam voluntariamente depois de 30 anos de contribuição, desde que nesse período tenham desempenhado atividades estritamente policiais por 20 anos.

 

No entanto, a Constituição já estabelece critérios diferentes para a aposentadoria de servidores e trabalhadores homens e mulheres.

 

Diante disso, o senador defende a adaptação da lei que regula a aposentadoria de policiais às regras constitucionais para dar às mulheres policiais o direito de se aposentarem voluntariamente depois de 25 anos de contribuição, desde que 15 anos sejam de exercício em atividades estritamente policiais.

 

- Não se está inventando nada, nenhuma benesse, nenhum privilégio. Na verdade, ao ajustar as determinações legais à letra e ao espírito do texto constitucional o que se faz é corrigir uma injustiça que vem se perpetuando - disse o senador, lembrando que o projeto chegou à câmara dos deputados em 14 de dezembro de 2001.

 

O senador Ruben Figueiró informou ainda que a Frente Parlamentar da Agropecuária, com apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA, em encontro nesta quarta-feira (12), em Brasília, cobraram do governo medidas para solucionar de uma vez por todas os conflitos agrários entre índios e produtores rurais.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ