Secretário de Defesa Social de PE coloca cargo à disposição

Data: 20/12/13

 

 

Wilson Damázio, secretário de Defesa Social de Pernambuco (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)

Wilson Damázio informa, em nota, que cargo está àdisposição do governo (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)

 

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, colocou o cargo à disposição do governador Eduardo Campos, conforme informa nota divulgada por ele, na tarde desta quinta-feira (19). A atitude foi uma resposta à polêmica criada no Recife após as declarações de Damázio para uma entrevista ao Jornal do Commercio, publicada também nesta quinta. A reportagem faz parte de uma série, realizada pela jornalista Fabiana Moraes e publicada ao longo desta semana. Os textos mostraram, a partir do mote dos 80 anos do livro "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freyre, que o abuso de jovens negras e pobres no Recife continua até hoje. Entre os assuntos abordados, havia denúncias sobre estupros cometido por policiais militares.

 

Entre os trechos da reportagem, Damázio diz que "desvio de conduta a gente tem em todo lugar. Tem na casa da gente, tem irmão que é homossexual, tem outro que é ladrão, entendeu? Lógico que homossexualidade não quer dizer bandidagem, mas foge ao comportamento da família tradicional. Então, em todo lugar tem alguma coisa errada..."

 

Em outro ponto da entrevista, o secretário de Defesa Social diz que "aqui tem muitos problemas com mulheres, principalmente... Elas às vezes até se acham porque estão com policial. O policial exerce um fascínio no dito sexo frágil... Eu não sei por que é que mulher gosta tanto de farda. Todo policial militar mais antigo tem duas famílias, tem uma amante, duas. Eu sou policial federal, feio pra c**... a gente ia para Floresta [Sertão de Pernambuco], para esses lugares. Quando chegávamos lá, colocávamos o colete, as meninas ficavam tudo sassaricadas. Às vezes tinham namorado, às vezes eram mulheres casadas. Pra ela é o máximo tá dando pra um policial. Dentro da viatura, então, o fetiche vai lá em cima, é coisa de doido."

 

Entidantes reuniram imprensa para pedir saída de Damázio. (Foto: Luna Markman/ G1)
Entidades afirmaram que vão entrar com representação
contra Damázio no Ministério Público de Pernambuco
(Foto: Luna Markman/ G1)

 

Na carta divulgada nesta tarde, o secretário diz que as declarações "não constituem meu pensamento nem minha visão do mundo, razão pela qual repilo os termos e peço desculpas a todos aqueles que porventura tenham se sentido ofendidos". Damázio afirma também que "a entrevista que embasou a reportagem foi interrompida em vários momentos, como a própria autora relata, permitindo o desenvolvimento, nesses intervalos, de conversações informais, em tom de brincadeira e termos que, reconheço, foram inapropriados e inadequados".



Repercussão na sociedade civil


Na tarde desta quinta, entidades sociais reuniram a imprensa para pedir o afastamento de Wilson Damázio, por interpretarem "machista" e "homofóbica" as declarações feitas pelo gestor. As organizações também informaram que, nesta sexta (20), entrarão com uma representação no Ministério Público cobrando a responsabilização política, civil e penal de Damázio.

 

Em nota, as entidades afimam que as declarações do secretário reafirmam "valores machistas e homofóbicos e defendendo, sem nenhum pudor e de forma debochada, o discurso violento de que a culpa é da vítima".  "O discurso dele foi no sentido de legitimar e justificar o crime público feito por agentes do estado", pontuou Ana Paula Portela, representante do grupo Direitos Urbanos-Recife.

 

Uma das representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Mariana Azevedo, repudiou as declarações de Damázio. "Foi uma violência cometida contra todas as mulheres e mostra também a faceta institucional do machismo. É inadmissível que um profisisonal do alto escalão do governo, indicado pelo governador, continue no cargo. E não é só a figura de Damázio, queremos também que o governo reveja sua política de defesa segurança do estado", disse.

 

Chopelly Santos [direita] criticou entrevista em nome do Fórum LGBT. (Foto: Luna Markman/ G1)
Chopelly Santos [direita] criticou entrevista em nome do
Fórum LGBT (Foto: Luna Markman/ G1)

 

Representante da coodenação de transsexuais no Fórum LGBT de Pernambuco, Chopelly Santos também criticou a postura do secretário. "O Fórum vê essa atitude abusiva, de uma pessoa que parou no tempo, pois nós também estamos dentro da sociedade, pagamos nossos impostos. Ver o homossexual como desvio de conduta é arcaico. Ele não tem condição psicológica nem estrutural de estar nesse cargo. Esse mesmo secretário já havia dito que 90% dos crimes LGBT não são homofóbicos, mas passionais. Como vai se trabalhar a sensibilização e humanização da polícia com uma cabeça dessa?", questionou.

 

A enfermeira Eleonora Pereira esteve na reunião, que ocorreu na sede do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Ela externou a completa insatisfação em relação ao trabalho de Wilson Damázio à frente da SDS. "Eu, como mãe de homossexual, assassinado, repudio e quero que ele se retire, pois não sabe tratar, falar e apoiar esse público", disse.

 

O filho de Eleonora, José Ricardo, foi assassinado em 2010. Aos 24 anos, o rapaz foi sequestrado na porta de casa e espancado, no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, falencendo em um hospital público. Ela explicou que o primeiro inquérito relacionava a causa do crime com envolvimento do jovem com drogas. A delegada envolvida no caso foi afastada e a substituta concluiu que o homicídio teve caráter homofóbico.

 

Veja, abaixo, a íntegra da nota divulgada pelo secretário de Defesa Social:

 

"Eu, Wilson Damázio, Secretário de Defesa Social, com relação às declarações a mim atribuídas em reportagem do caderno Cidades do Jornal do Commercio de hoje, dirijo-me à sociedade pernambucana para declarar que as mesmas não constituem meu pensamento nem minha visão do mundo, razão pela qual repilo os termos e peço desculpas a todos aqueles que porventura tenham se sentido ofendidos.



Esclareço ainda que a entrevista que embasou a reportagem foi interrompida em vários momentos, como a própria autora relata, permitindo o desenvolvimento, nesses intervalos, de conversações informais, em tom de brincadeira e termos que, reconheço, foram inapropriados e inadequados.



Reafirmo, por fim, que se as palavras, como é fato, não representam minhas ideias nem minha história de vida, muito menos ainda, podem ser confundidas com as políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado que vem revolucionando a Segurança Pública no Brasil com transparências, práticas cidadãs além de total e absoluta intolerância com qualquer conduta contrária aos direitos humanos, à liberdade de expressão e à proteção dos direitos individuais da pessoa humana.



Para proteger o governo e o seu legado, informo que já coloquei o cargo à disposição do governador Eduardo Campos".

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ