Retração decorre de nova estratégia, afirma PF

Data: 06/01/14

 A Polícia Federal afirmou, por meio de nota à Folha, que a queda no número absoluto de inquéritos concluídos e de apreensões de cocaína se deve à utilização de outras estratégias de investigação.

"Sobre os inquéritos não houve queda nos padrões relativos, somente em números absolutos. Havia, até esse ano [2012], uma demanda contida que aos poucos foi sendo diminuída com investimentos em infraestrutura e policiais", diz a nota.

A queda nas apreensões de cocaína no país se deve, de acordo com a PF, à atuação de seus serviços de inteligência no exterior.

A instituição diz que operações realizadas em outros países resultou num "decréscimo no número de procedimentos de apreensão de entorpecentes em território nacional", porque "ao coibir a ação dos traficantes em território estrangeiro, [a polícia] evitou o ingresso de grande quantidade de drogas no Brasil".

A instituição não detalha quanto da cocaína apresentada na estatística foi apreendida pela própria PF. O número pode contabilizar, por exemplo, droga apreendida pela Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a assessoria da PF, os "dados são relativos a procedimentos instaurados e englobam todo tipo de apreensão".

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ