O que ouvem os trabalhadores

Data: 13/01/14

Quando se compreende o movimento sindical como parte do movimento mais amplo e geral dos trabalhadores que se desdobra, por exemplo, nas esferas política, social, cultural, esportiva e religiosa, ampliando a exclusiva preocupação com o econômico – característica do sindicalismo – é que vale a pena analisar os diferentes discursos que são enunciados na vida diária dos trabalhadores.

Há o discurso patronal que, decorrente da hegemonia de classe, tem forte e continuado apelo nas fábricas, nos escritórios, nas lojas, nas agências bancárias e em todos os locais de trabalho, mesmo para os autônomos e profissionais liberais.

Comparecem também os diferentes discursos político-partidários, os demagógicos, os radicais e os ponderados. Ainda que sejam veiculados quase que apenas durante as eleições, a cidadania efetiva dos trabalhadores os acolhe e somente as práticas mais retrógradas e antitrabalhistas o emudecem.

Há, levando-se em conta a heterogeneidade do mundo do trabalho, os discursos religiosos, esportivos e culturais cuja encarnação hoje é a do pregador evangélico, já que a Igreja Católica abandonou as veleidades trabalhistas dos círculos e das pastorais operárias.

Há também o discurso da grande mídia, que desorienta uns e outros; mas o próprio descompasso entre a vida real e seu retrato midiático o entorpece aos ouvidos da massa trabalhadora.

Todos estes discursos poderiam produzir uma algaravia semelhante à da Torre de Babel se não existisse – com influência, organicidade e institucionalidade – o discurso sindical. É ele que dá o tom e sustenta a harmonia. Ainda que apenas um em cada cinco trabalhadores, incluindo os informais, participe de um sindicato, a vocalização unitária dos interesses reais dos trabalhadores (predominantemente econômicos, mas também sociais, políticos e culturais) faz com que a voz sindical seja entendida muito além do ambiente dos sindicatos e dos sindicalizados.

E é exatamente por isso que devemos manter com unhas e dentes a unidade de ação sindical conquistada e reforçar todos os instrumentos de amplificação da palavra dos sindicatos e das demais entidades, em particular, das centrais sindicais.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ