Livro sobre ação da PF é ilegal, diz Daniel Dantas

Data: 17/01/14

 

Advogados do banqueiro Daniel Dantas apresentaram uma notificação extrajudicial em que afirmam a "ilegalidade da publicação" do livro "Operação Banqueiro", de autoria do jornalista Rubens Valente, da Folha, editado pela Geração Editorial.

Segundo os advogados, a obra "extrapola os limites do exercício da liberdade de expressão" ao publicar informações sigilosas de inquéritos e processos, como interceptações, transcrições de e-mails e documentos e relatórios da Polícia Federal.

Lançado na última semana, o livro relata os bastidores da Operação Satiagraha, deflagrada pela PF em 2008 e que prendeu Daniel Dantas e outras 23 pessoas, e narra também como a investigação foi bloqueada na Justiça.

Rubens Valente e a Geração Editorial informaram que a divulgação dos dados é "lícita" e "reconhecida nas esferas judiciais que defendem o direito à liberdade de informação e de expressão".

Via assessoria, Daniel Dantas informou que apenas "preveniu responsabilidade", e que "não há pleito de retirada de circulação do livro, nem qualquer ameaça à liberdade de expressão".

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ