RJ: explosões danificam prédio da PF e atrapalham planos para a Copa

Data: 17/01/14

 

De acordo com uma fonte da PF ouvida pelo Terra, com as rachaduras, o governo não sabe mais se vai poder alojar ali os cerca de 4 mil agentes que serão deslocados para a cidade na época da Copa do Mundo

 

 

A obra para a construção do túnel da Via Binário, no Porto do Rio, causou um problema para o governo federal. Isso porque as explosões necessárias à abertura do túnel causaram rachaduras nos dormitórios no prédio da Polícia Federal, que fica bem em cima de onde vai passar o túnel, na Praça Mauá. De acordo com uma fonte da PF ouvida pelo Terra, com as rachaduras, o governo não sabe mais se vai poder alojar ali os cerca de 4 mil agentes que serão deslocados para a cidade na época da Copa do Mundo.

A PF informou ao Terra, através de nota, que o prédio sofreu “algumas avarias, tais como: rachaduras em paredes (principalmente próximo das juntas de dilatação), trincas em vidros e descolamento de pisos,” mas afirma que estavam avisados previamente que esses danos poderiam ocorrer.

Técnicos da empresa responsável pela obra já fizeram vistoria no prédio da PF e instalaram equipamentos para “mapear qualquer tipo de deslocamento fora da normalidade”, mas não foi apenas o prédio da Polícia Federal que sofreu danos. O recém-inaugurado Museu do Mar, que fica bem ao lado, também apresenta rachaduras nos tetos e nas paredes. De acordo com a concessionária Porto Novo, também em nota, “as trincas observadas especialmente na área técnica e no hall de saída do pavilhão de exposições do MAR são decorrentes de acomodações do solo e estão sendo monitoradas.  Segundo o laudo apresentado por consultores contratados pela Fundação Roberto Marinho, responsável pela concepção do projeto, as trincas não possuem características estruturais, limitando-se às alvenarias, e não oferecem riscos ao prédio e aos visitantes”.

 

 

 

Explosões necessárias à abertura do túnel causaram rachaduras nos dormitórios no prédio da Polícia Federal

 


Além do prédio da Polícia Federal e Museu do Mar, moradores da região reclamam do mesmo problema. De acordo com a Porto Novo, técnicos já fizeram vistorias em várias residências também atingidas. A Defesa Civil do Município já afirmou que “não foram identificados na região imóveis com risco iminente de desabamento, apenas com pequenos danos como fissuras ou rachaduras”. A empresa Porto Novo já se dispôs a fazer as obras de recuperação necessárias. Depois das rachaduras, as explosões que aconteciam várias vezes por dia foram interrompidas.


Independente de danos mais graves, o governo federal busca alternativas para a hospedagem dos agentes na Copa. Já houve um primeiro contato com o governo estadual, prefeitura e com o Exército em busca de alternativas: quartéis da Polícia Militar ou do Exército. A previsão para a inauguração do primeiro trecho do túnel (entre a rua Primeiro de Março e a Saúde), está previsto para 2014. A partir do dia 25 de janeiro, a prefeitura interrompe definitivamente o trecho do viaduto da Perimetral que ainda está ativo, justamente o que passa em frente à PF e ao Museu do Mar. Este trecho terá que ser demolido com máquinas. Mais explosões próximas a prédios já castigados podem ser de alto risco.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ