FMI eleva projeção de crescimento mundial e reduz a do Brasil em 2014

Data: 21/01/14

 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a projeção de crescimento mundial para este ano, mas reduziu a perspectiva para a economia do Brasil, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (21).

A expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) mundial passou de uma expansão de 3,6%, esperada no relatório de outubro do ano passado, para 3,7%. Já a do Brasil caiu 0,2 ponto percentual, de 2,5% (em outubro) para 2,3%.

Em um relatório divulgado em abril do ano passado pelo FMI, o órgão se mostrava bem mais otimista em relação à economia brasileira, com previsão de crescimento de 4% para o PIB de 2014. Desde então, no entanto, as análises vêm revisando para baixo as expectativas.

Para 2015, a "correção" foi feita no mesmo sentido, com o crescimento mundial permanecendo em 3,9%, e o do Brasil baixando de 3,2% para 2,8%, uma queda de 0,4 ponto percentual.

Em relação aos países emergentes que tiveram crescimento revisado para baixo, caso do Brasil e da Rússia, o FMI aponta como causas o consumo interno mais fraco que o esperado, como reflexo de crédito mais escasso, gargalos e incerteza política, o que reduz os investimentos.

"Economias com fraquezas internas e déficit nas contas externas estão particularmente expostas. As taxas de câmbio devem ser desvalorizadas (reduzindo o valor do real em relação ao dólar) em resposta à deterioração das condições de financiamento externas", diz o relatório.

O fundo monetário recomenda, ainda, apertar as contas e reforçar as políticas de supevisão e regulação da economia local.

A economia mundial, por outro lado, deve ter melhora na atividade, em boa parte por conta do avanço dos países desenvolvidos. "A demanda nas economias avançadas se expandiu como esperado, e boa parte da surpreendente expansão se deve à demanda interna", aponta o FMI.

Regiões e países
O fundo elevou também a previsão de crescimento para o conjunto das economias desenvolvidas em 2014: o relatório de outubro previa alta de 2%, enquanto o divulgado nesta quarta-feira indica alta de 2,2%. Para 2015, no entanto, a perspectiva foi revisada para baixo, de 2,5% para 2,3%.

As alterações seguem as perspectivas para o crescimento dos Estados Unidos, que passaram de 2,6% para 2,8% em 2014, e de 3,4% para 3% em 2015. Na zona do euro, o FMI prevê que o PIB cresça 1% este ano e 1,4% no próximo.

Na China, as revisões foram feitas para cima. Após duas altas consecutivas, de 7,7% tanto em 2012 quanto em 2013, o PIB chinês deve desacelerar para 7,5% este ano, e para 7,3% em 2015. Em outubro do ano passado, no entanto, o FMI previa crescimento menor para o país, de 7,3% e 7,1%.

Análise
"A recuperação está ganhando força", afirma o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard. "O principal motivo por trás da recuperação mais forte é que os freios da recuperação estão progressivamente sendo afrouxados (...) O sistema financeiro está 'sarando' lentamente", avalia.

Blanchard ressalta, no entanto, que a recuperação é desigual. "Entre as economias avançadas, ela é mais forte nos Estados Unidos que na Europa, mais forte no centro da zona do euro que no sul da Europa. Na maioria das economias desenvolvidas, o desemprego se mantém muito alto", ressalta.

Sobre as economias em desenvolvimento, o economista-chefe do FMI apontou que o crescimento, embora menos acelerado que no passado, seguirá forte. "Talvez o maior desafio seja o da China, que precisa conter o aumento de riscos no setor financeiro sem reduzir excessivamente o crescimento".

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ