Odilon sugere serviço de inteligência da PF contra possíveis retaliações do PCC

Data: 23/01/14

O juiz federal Odilon de Oliveira defende um serviço de inteligência da Polícia Federal (PF), autorizado pelo Ministério da Justiça para fazer um mapeamento e conseguir prever ações criminosas do PCC (Primeiro Comando da Capital), em Mato Grosso do Sul e no resto do País.

Odilon teme que a facção possa fazer algum tipo de retaliação por conta da transferência de presos, como no caso dos nove trazidos do Maranhão (MA), para o Presídio Federal de Campo Grande. Ele também alerta para possíveis ataques durante a Copa do Mundo.

Um dos ataques da facção no Estado, ocorreu em 2012 quando dois integrantes já presos executaram o policial militar, Otacílio Pereira de Oliveira, na cidade de Três Lagoas

“Se o PCC for agir na Copa vai pegar todo mundo de surpresa”, disse o juiz federal, sobre a infiltração dos criminosos durante manifestações populares que podem ocorrer, como durante a Copa das Confederações, no ano passado.

De acordo com o juiz federal e o Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo, MS é o terceiro colocado em número de integrantes, perdendo apenas para São Paulo e Paraná. Com quase 600 “filiados”, Mato Grosso do Sul por fazer divisa com Paraguai e Bolívia, é ponto estratégico para o tráfico de drogas, armas e realização de outros tipos de crimes.

“O Brasil não tem um mosaico pronto sobre o PCC”, diz. “Falta vontade política por conta do Ministério da Justiça”, diz. “O serviço da Polícia Federal é bom, embora o pequeno contingente”. “Quem manda nas prisões é o PCC”, diz.

Odilon que é contra a legalização de drogas, afirma que a fronteira seca de quase 17 mil quilômetros do País facilita o tráfico de armas drogas, além do “intercâmbio” de traficantes. Há facilidade de entrar no País por conta do contingente de 13% da PF, argumenta.

“A legalização da droga aumenta em até quatro vezes o consumo e eleva a violência, por conta do uso dela. 50 mil pessoas aproximadamente morrem por conta de homicídio no Brasil anualmente, 50% desses casos estão ligados ao tráfico de drogas, se fechar a fronteira podemos ter uma diminuição de mortes de até 25 mil pessoas”, argumenta.

Ainda de acordo com o MPE/SP, São Paulo aparece como o Estado que tem  maioria absoluta de integrantes da organização criminosa com 7,8 mil. O Paraná aparece em segundo lugar com 626 criminosos. No Paraguai seriam 39 membros, 11 presos e 28 soltos. Na Bolívia estão mapeados 18 integrantes, todos soltos.

A investigação também concluiu que a organização criminosa tem 11,4 mil membros em 22 Estados, no Paraguai e na Bolívia. Além disso, descobriu que ela movimenta R$ 120 milhões por ano e discutiu ataques a autoridades do governo do Estado.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ