Copa do Mundo, sim, com qualidade dos serviços públicos e direitos do funcionalismo!

Data: 24/01/14

 

O funcionalismo público não tem tempo a perder.

O ano de 2014 será impactado por três eventos de grande apelo popular: Carnaval em março, Copa do Mundo de Futebol em junho e eleições gerais, exceto as municipais, em outubro.

Recebemos agora em janeiro a segunda parcela de 5% do acordo de 2013, mas o que pode parecer positivo para um começo de ano está muito aquém do necessário para a manutenção do valor dos nossos salários.

O Corrosometro aponta uma perda acumulada, para servidores do Banco Central do Brasil, desde a última parcela da importante conquista do subsídio, em julho de 2010, de aproximadamente 15 %.

A Campanha Salarial Unificada 2014 do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, integrado pelo Sinal, a ser lançada no próximo dia 22, relacionará, como mote, o serviço público à Copa do Mundo de Futebol.

Com o slogan, “Servidor Público Federal – sem esse time o Brasil não entra em campo” -, a campanha mostrará o papel fundamental do serviço público para o bom funcionamento do país, inclusive no transcurso da Copa, quando seremos vitrine para o mundo.

A pauta de reivindicações, que será entregue ao governo no dia 5 de fevereiro, vai muito além de um simples pedido de reajuste salarial. Contempla temas fundamentais para o servidor público como a definição de data-base para reajuste anual, política salarial permanente, garantia dos direitos adquiridos, cumprimento dos acordos firmados, e, principalmente, a antecipação da parcela de 2015 do acordo firmado no ano passado.

Sabemos que seria mais fácil e mais cômodo deixar o tempo passar, afinal, como já foi visto, o ano é repleto de motivos que poderiam provocar a desmobilização de nossa luta.

Porém, é preciso que fiquemos alertas, pois em ano eleitoral toda e qualquer revisão salarial deve ocorrer até seis meses antes das eleições, o que nos dá um limite de tempo exíguo, até o mês de abril, para desenvolver um processo de negociação com o governo.

Conhecemos o governo que aí está e não nos esquecemos da forma deselegante, pejorativa, e até arrogante, com que fomos tratados na negociação “que não houve” de 2012, principalmente nós, os “sangues azuis”, como fomos injustamente definidos.

Nessa retomada de Campanha exigimos a melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade, com a valorização do servidor e o direito à remuneração adequada – com manutenção do poder de compra!

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ