Aplicativo no site da PM permite consultar se veículo foi roubado

Data: 27/01/14

 

Está disponível no site da Polícia Militar do Tocantins o link para o Sinesp Cidadão. O aplicativo permite a qualquer pessoa, em todo país, consultar em tempo real se determinado veículo consta como roubado, furtado ou clonado. O objetivo é ajudar a população a não cair em golpes e contribuir para que os veículos, nesta situação, sejam recuperados de uma forma mais rápida.

O aplicativo foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça, e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Segundo a Polícia Militar do estado, o aplicativo já tem contribuído na recuperação de veículos.

O aplicativo
Depois de acessar o Sinesp Cidadão, o internauta deve digitar a placa para saber a situação do veículo. Se ele for produto de um furto ou roubo, a informação aparecerá destacada em vermelho.

É necessário também ficar atento se os dados da placa conferem com as características do veículo. Caso elas sejam diferentes, a placa pode ser falsa ou furtada. A placa pode estar sendo utilizada em um carro clonado.

Constatada alguma irregularidade, o cidadão deve acionar a polícia pelo 190, que irá ao local indicado fazer a checagem das informações. A identidade da pessoa que fez a denúncia é preservada e a ligação, considerada anônima.

 

 Veja a reportagem logo abaixo (se necessário, clique com o botão direito do mouse e selecione tocar/executar/reproduzir):

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ