GDF forma turma de seguranças para atuar durante periodo da Copa

Data: 28/01/14

 

O Governo do Distrito Federal formou, na segunda-feira (27/1), a primeira turma de profissionais que vai atuar em segurança pública para trabalhar na Copa do Mundo em Brasília e na FIFA Fan Fest.

Ao todo, foram capacitados 60 alunos no Curso de Segurança para Grandes Eventos. A meta é formar cerca de 3 mil profissionais do setor até junho. O curso da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) contou com 50 horas de aulas teóricas e encerrou o curso com uma visita por áreas estratégicas do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Apesar dos profissionais serem treinados para os eventos específicos, em relação a possíveis protestos a Secopa informou que não foram ministrados no curso módulos de atuações em manifestações. Segundo eles, o ponto é de responsabilidade da Polícia Militar.

No ano passado, durante a abertura da Copa das Confederações, um protesto com 250 manifestantes bloqueou a passagem dos carros com pneus queimados, nos dois sentidos do Eixo Monumental. A PM enviou um dos novos veículos blindados e helicóptero para conter a ação. Ao todo, 60 homens do Bope, Batalhão de Trânsito, Bombeiros e Polícia Militar reforçaram a segurança.

Na última quarta-feira (22/1), o Ministério da Justiça não descartou o uso das Forças Armadas durante a Copa. Nesta terça-feira (28/1), a presidente Dilma Rousseff convocou os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Defesa, Celso Amorim, e dos Esportes, Aldo Rebelo, para discutir a segurança da Copa do Mundo, que já preocupa tanto quanto os atrasos nas obras de construção dos estádios e de mobilidade urbana.

Apesar do treinamento dos profissionais, ainda não se sabe onde será realizado o Fan Fest - lugares reservados pela FIFA para telões com transmissões dos jogos da Copa e apresentação de shows. Há possibilidade de não ser montada em Brasilia pela coincidência das datas em relação ao Corpus Christi, em 19 de junho. O evento religioso tradicionalmente reúne apresentações de artistas na Esplanada. Outro fator é o receio de protestos como os que ocorreram na Copa das Confederações. Segundo a Coordenadoria de Comunicação para a Copa (ComCopa), inicialmente, a previsão é que a Fifa Fan Fest seja realizada no Taguaparque.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ