GDF se reúne com a cúpula de segurança pública para discutir violência

Data: 31/01/14

 

Em meio aos crimes que intimidam moradores do Distrito Federal, o governador Agnelo Queiroz se reúne com a cúpula de segurança pública, na manhã desta sexta-feira (31/1), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal. Agnelo chegou ao prédio da corporação acompanhado do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar e entrou para reunião, a portas fechadas, sem falar nada.

Além do secretário Sandro Avelar, também participam do encontro os comandantes de todos os batalhões, chefes e diretores da Polícia Militar do DF. A expectativa é de que o governador apresente uma solução para a violência, diferente da última reunião com a cúpula, ocorrida na tarde de quinta-feira (30/1).

No encontro de ontem, integrantes da cúpula de segurança decidiram fechar qualquer possibilidade de diálogo com os dirigentes das associações vinculadas à Operação Tartaruga, iniciada há mais de dois meses. Enquanto isso, a maioria das 14 entidades da categoria anunciou a radicalização do movimento ao prometer diminuir ainda mais o ritmo no atendimento das ocorrências.

População sem segurança

Enquanto policiais militares e GDF não entram em um acordo, a população do Distrito Federal é quem paga o preço. Apenas no primeiro mês de 2014, o número de mortes violentas chegou a 73, sendo 68 homicídios e cinco latrocínios (roubos com morte) — a média é de 2,4 casos por dia. Os ataques contra a vida superam em 37,7% a quantidade registrada no mesmo período de 2013.

Em Águas Claras, próximo à Rua 34, onde o jovem Leonardo Almeida morreu na noite de terça-feira, uma dona de casa de 50 anos acabou rendida e teve o Corsa prata, a bolsa e o celular roubados cerca de 20 minutos após o homicídio. Os bandidos apontaram uma arma para a cabeça da vítima. “Vi os homens levando o carro. Uma amiga dela ligou a fim de passar a placa do carro para a polícia ir atrás, mas a moça que atendeu fez pouco caso, nem sequer anotou. Quando ligamos depois, ela não sabia o número, e tivemos de passar novamente. Vimos a falta de vontade da polícia”, disse a filha da vítima.

A Quadra 412 da Asa Sul também foi palco da violência. Na madrugada da última segunda-feira, bandidos arrombaram uma lavanderia, causando um prejuízo de mais de R$ 10 mil. No dia seguinte, mesmo com o registro de uma ocorrência e a denúncia à PM, ladrões tentaram novamente invadir o local, mas desistiram antes de quebrar a porta de ferro. “É covardia o que a PM faz com a população”, reclamou uma funcionária, que preferiu não se identificar.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ