Abin vai auxiliar ações de segurança durante a Copa do Mundo

Data: 31/01/14

 

As ações de segurança pública durante a Copa do Mundo Fifa 2014, em Natal, serão articuladas e definidas por três órgãos do Estado e vão contar com o auxílio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O anúncio da definição foi feito na tarde de ontem, na capital potiguar, por representantes dos ministérios da Justiça e da Defesa enquanto participavam do primeiro encontro da “caravana da segurança” que vai percorrer as doze cidades-sede do campeonato.

Para a realização dos quatro jogos da Copa do Mundo em Natal, os responsáveis por decidir a quantidade de efetivo policial necessário, onde serão fixadas as barreiras de triagem e como será feito o controle de torcedores, as seguintes autoridades: titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha; superintendente regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte (PF-RN), Kandy Takahashi e o comandante do 3º Distrito Naval, almirante Marcos Miranda.

De acordo com o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, os três gestores estarão reunidos, em local ainda a ser definido, durante o evento esportivo. A regra de unir as forças foi definida pelo Palácio do Planalto e tem como base as experiências da Copa das Confederações, em junho do ano passado. “Após a Copa das Confederações, analisamos onde poderíamos melhorar. Percebemos que será interessente unir os gestores no mesmo ambiente para decidir as ações”, explicou.

O general também informou que a Abin estará dando suporto às atividades desenvolvidas em Natal. “Toda a assessoria de inteligência será prestada pela Abin”, afirmou.

Já o delegado da Polícia Federal e secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, afirmou que cada cidade-sede recebeu, nos últimos meses, investimento de R$ 80 milhões  do Governo Federal. O montante foi usado para equipar as polícias, bem como capacitar policiais. “Para a Copa, cada cidade-sede vai obedecer um regimento com 780 protocolos de segurança. Nesse setor, são 15 eixos de atuação”, disse momentos antes da reunião de ontem.

Ainda não está definido o envio de homens da Força Nacional para Natal. Andrei Rodrigues disse que a manobra será usada de acordo com a necessidade. “Cada cidade é um caso. A Força Nacional está à disposição para atuar na Copa do Mundo, mas o envio de pessoal vai depender da avaliação do cenário existente”, disse.

O titular Sesed, Aldair da Rocha, disse que o Governo do Estado tem, assegurado em cofres, R$ 30 milhões para compra de equipamentos para a polícia. São viaturas, armas, coletes e sinalizadores, por exemplo. A compra do material está prevista nas diretrizes de responsabilidade de cada ente envolvido na realização da Copa. Faltando pouco mais de cem dias para o início do evento esportivo, o secretário assegura que o material será adquirido. “Na verdade já era para ter comprado isso, mas não foi possível. O dinheiro está assegurado e vamos adquirir o que for necessário”, anotou.

Após a reunião que foi realizada na Escola de Governo – mesmo local onde abriga o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/RN) – os gestores da segurança se encontraram com a governadora Rosalba Ciarlini. Amanhã, após a primeira reunião de trabalho sobre planos operacionais para o período da Copa, que contará com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o grupo embarcará para Fortaleza/CE.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ