Treinamento de policiais começa a ser feito com simulador virtual

Data: 03/02/14

 

O treinamento de policiais no Brasil entrou na era tecnológica. Em pelo menos seis estados o treino nas aulas de tiro está sendo feito com simuladores virtuais. A polícia acredita que o novo treinamento vai aprimorar o trabalho nas ruas.

O simulador de tiro móvel permite o treinamento de doze policiais por vez e vem com várias opções de exercícios, como o 3D, que simula a invasão de uma casa, onde criminosos fazem uma família refém.

Desenvolvido por uma empresa catarinense, o simulador fica dentro de um caminhão que vai percorrer todo o estado. Outras regiões já utilizam a mesma tecnologia, só que em uma estrutura fixa.

Nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte e Goiás, a novidade já é usada para o treinamento de policiais civis e militares com a reprodução de mais de dois mil tipos de cenários e alvos.

Além de garantir segurança, o simulador também gera economia, já que dispensa a compra de munição. Contudo a expectativa maior é que o recurso ajude a melhorar o serviço nas ruas. Em uma simulação, por exemplo, gravada em um bar, o policial deve decidir se atira ou não em um suspeito, que parece reagir à abordagem. Aprimorar esse tipo de escolha é um dos desafios.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ