Novos ministros tomam posse de cargos nesta segunda, no Planalto

Data: 03/02/14

 

Em sessão solene no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff empossou os novos ministros de Estado da Casa Civil, da Educação, da Saúde e da Secretaria de Comunicação Social. Em discurso, ela afirmou a chegada do 4º ano de mandato seguindo as diretrizes propostas por ela desde a posse. As nomeações estão publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Aloizio Mercadante deixa o Ministério da Educação para assumir a Casa Civil, no lugar de Gleisi Hoffmann. Henrique Paim ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação e agora assume a pasta da Educação. O Ministério da Saúde será de responsabilidade de Arthur Chioro, que chefiava a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo (SP). A Secretaria de Comunicação Social será assumida por Thomas Traumann, porta-voz da Presidência da República, que substituirá Helena Chagas.

O novo ministro da Educação é gaúcho formado em economia, com pós-graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi subsecretário da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, em 2002 e presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Aloizio Mercadante também é economista, formado pela Universidade de São Paulo (USP) e nasceu em Santos (SP). Além de coordenar os principais projetos do governo, o novo chefe da Casa Civil está sendo visto como uma espécie de superministro já que também terá a missão de fazer a interlocução entre o Palácio do Planalto e a equipe que deverá coordenar a campanha à reeleição da presidenta Dilma.

Mercadante tem mestrado e doutorado na área econômica e é professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas. Foi deputado federal por São Paulo por dois mandatos (entre 1991 e 1995, e entre 1999 e 2003) e senador, entre 2003 e 2010. Em 2010, o petista candidatou-se ao governo de São Paulo e, após a derrota para o tucano Geraldo Alckimin, foi convidado pela presidenta Dilma a assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Na Saúde, Arthur Chioro, ex-secretário da Saúde de São Bernardo do Campo, substituirá Alexandre Padilha, que deixa a pasta para concorrer ao governo de São Paulo pelo PT. Chioro é formado pela Fundação Serra dos Órgãos e especialista em medicina preventiva e social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Também é mestre e doutor em saúde coletiva e professor da Faculdade de Fisioterapia Unisanta e da Faculdade de Medicina (Unimes). Para assumir o ministério, deixou o cargo de presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Também toma posse hoje o jornalista Thomas Traumann que assume a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no lugar de Helena Chagas, que ficou no posto por três anos. Traumann foi chefe da assessoria do ex-ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, e assessor especial da ministra Helena Chagas até 2012, quando foi nomeado porta-voz da Presidência.

Dilma afirmou que a missão é continuar garantindo direitos. "As substituições que fazemos hoje fazem parte do calendário da democracia", disse. Ela aproveitou o momento para agradecer à ministra Gleisi pelo trabalho exercido na Casa Civil. Fez o mesmo com o ministro Alexandre Padilha pela diração da Saúde, em especial, pelo Programa Mais Médicos. "Todos esses ministros fizeram muito pelo nosso país. Deram o melhor de si em todas as tarefas que executaram", agradeceu.

As exonenações de Gleisi Hoffmann, Helena Chagas, Alexandre Padilha, Aloizio Mercadante, Thomas Traumann e José Henrique Paim dos antigos cargos também estão publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ