Governo federal prorroga atuação da Força Nacional na tríplice fronteira

Data: 05/02/14

 

O governo federal decidiu prorrogar por mais 180 dias a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina. Com a missão inicial de proteger a base e auxiliar nas ações envolvendo o veículo aéreo não tripulado (vant) da Polícia Federal (PF) - aeronave espiã responsável pelo monitoramento e identificação de pontos de atuação do crime organizado na região – também participa de operações de outros órgãos de segurança no combate ao narcotráfico, ao contrabando e ao tráfico de armas e munições. O convênio do Ministério da Justiça com o Paraná vem sendo renovado por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União desde 2010.

 A tropa de elite de policiais militares de vários estados age, em regra, apenas em situações especiais ou quando solicitada expressamente pelo estado, o que não chegou a ser feito. Comprovada, no entanto, a necessidade do reforço, o Ministério da Justiça abriu exceção autorizando a atuação conjunta e temporária da FNSP nas ações coordenadas pela PF na região. “De acordo com a conveniência do serviço, eles acabam nos prestados auxilio aqui em Foz do Iguaçu, em outras unidades de fronteira como Guaíra e até mesmo próximo a Cascavel”, comentou o delegado Ricardo Cubas César ao destacar a importância no reforço do efetivo. A experiência foi estendida a outros estados como o Mato Grosso do Sul.

Enviados à região os primeiros 29 policiais da Força Nacional chegaram a Foz do Iguaçu ainda no fim de dezembro de 2009, com o intuito de conhecer a área de atuação do vant, que fica em São Miguel do Iguaçu, a cerca de 45 km da fronteira. No início de janeiro de 2010 foram integrados à Operação Sentinela e, desde então, passaram a circular pelos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, onde é forte a presença das quadrilhas. Atualmente, auxilia na fiscalização de pedestres e veículos que cruzam diariamente a Ponte Internacional da Amizade, entre Foz e Ciudad del Este, no Paraguai.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ