De volta ao trabalho e a segurança está em pauta

Data: 05/02/14

 

O trabalho da Câmara Legislativa em 2014 começou com a segurança pública em pauta. Diante da recente onda de violência, os deputados distritais pretendem convocar para amanhã uma comissão-geral sobre o assunto com a participação de autoridades da segurança do GDF.

A primeira sessão do ano teve o início com a apresentação de uma carta, lida pelo secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, mostrando os resultados alcançados no último ano. Vários outros secretários foram ao plenário.

A ideia da comissão-geral partiu da deputada Celina Leão (PDT), que chegou a conseguir assinaturas para um requerimento, mas decidiu fazer uma solicitação em conjunto com outros parlamentares para que a ideia ganhasse força. “A Câmara tem sido cobrada. Até eu, que uso as redes sociais, tenho sido cobrada. Nós precisamos de uma reação imediata, ouvir o que o governo tem de planejamento para resolver o problema e saber de quem é a culpa pelo que está acontecendo hoje”, afirmou.

O requerimento deve  ser aprovado hoje pelos deputados para que a comissão-geral sobre segurança aconteça.

Preocupação de todos

O debate durante a sessão girou não apenas sobre a crise do DF, mas, sim, sobre o contexto nacional da violência.  Os dois lados da moeda foram mostrados, como quando os deputados Israel Batista (PV) e Luzia de Paula (PEN) defenderam que a violência seria reduzida com a melhoria na educação, enquanto o deputado Wellington Luiz (PMDB) dizia que a redução da maioridade penal era urgente.

O deputado Joe Valle (PDT) acredita que a Câmara precisa assumir um papel de protagonismo, mas acredita que a solução passa também pela educação. “O parlamento pode servir de interlocutor, precisa trazer essa questão aqui para dentro e resolver esse problema pontual. Logo em seguida, passamos a discutir uma política duradoura  para uma nova educação aqui no Distrito Federal. Senão, vamos ficar tendo que discutir essa questão aqui”, opinou.
Ponto de Vista
O deputado Doutor Michel (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, aproveitou a abertura para defender medidas como a redução da maioridade penal. Ele falou até em “guerra” e na “necessidade de uma limpeza” nas ruas. “Não estamos em um momento de tapar o sol com a peneira. É um momento de mostrar que a crise está aí e meu posicionamento é esse, de limpar, de prender, de tirar das ruas aqueles que são malfeitores, independentemente de qual seja a situação, se ele teve ou não oportunidade, assistência social”, defendeu. Questionado se temeria represálias, por ser presidente da comissão, a resposta foi negativa.
 
Rodízio no comando
Enquanto havia secretários de estado, o plenário se manteve cheio. Os discursos giravam em torno dos desafios do trabalho em ano eleitoral. Mas quanto o assunto passou pelos debates sobre segurança pública o quórum diminuiu. Contou com a presença de no máximo nove deputados. Por conta da ausência do presidente da Câmara, Wasny de Roure (PT), em viagem aos Estados Unidos, o comando da sessão passou pelas mãos de vários deputados, após a abertura conduzida pelo vice, Agaciel Maia (PTC).
 
Movimento sem metas
O deputado Patrício (PT) esteve em reunião com o governador Agnelo Queiroz. Afirmou que tentou  explicar a ele que a situação poderia ser resolvida caso fosse encaminhada ao Congresso uma proposta da reestruturação das carreiras da segurança pública.
O corregedor da Câmara falou por quase 20 minutos na tribuna e não foram poucas as críticas ao movimento grevista. Segundo ele, mesmo quando fez parte das entidades que representam policiais e bombeiros, nunca houve movimento em ano eleitoral. Além disso, que o movimento precisa dizer quais são as metas. “Os sindicalistas devem apresentar propostas e o governo apresenta uma contraproposta. Como eu chego a uma negociação sem propostas?”, criticou.
 
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, também foi um dos alvos de Patrício. Para o parlamentar, Avelar não conseguiu resolver os problemas. “Eu costumo chamar o secretário de rainha da Inglaterra. Para se dizer especialista em segurança, é necessário ter ido para a rua. Quantas foram as unidades da Polícia Federal que ele trabalhou? De quantas operações ele participou? Ele precisa comandar Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Detran”, disparou. Tanto Avelar quanto Patrício são candidatos a deputado federal.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ