Policiais federais 'penduram algemas' em Dourados

Data: 07/02/14

 

Agentes federais da delegacia de Dourados e de outras partes do país vão participar de protestos em frente às unidades da Polícia Federal nesta sexta-feira (7). Eles farão o ato de `pendurar as algemas` contra, segundo eles, o boicote imposto pelo governo, considerado um castigo pelas operações anticorrupção que abalaram o Poder Executivo na última década.

De acordo com nota publicada pela Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), os servidores estão há várias décadas sem uma lei orgânica que reconheça suas atribuições que exigem formação acadêmica.

Ainda conforme a nota, agentes, escrivães e papiloscopistas da PF se tornaram os únicos cargos públicos que, na história do Brasil, amargam um congelamento salarial de sete anos, com perdas inflacionárias que já acumulam uma deterioração superior a 40%.

"Somente no ano passado, 230 agentes federais desistiram da profissão. Dos cargos esvaziados, metade desistiu no início da carreira, e o restante se aposentou. E é perceptível a mudança de comportamento dos policiais mais antigos, que não esperam sequer um dia a mais para se aposentar, mesmo com os incentivos oferecidos", diz o comunicado.

Conforme informações do Ministério do Planejamento, existem aproximadamente três mil cargos policiais autorizados por Lei, mas ainda não ocupados na PF.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ