Governo Agnelo pressionou por retirada de outdoors com críticas de policiais

Data: 07/02/14

 

A queda de braço entre policiais militares e o governo do Distrito Federal tem provocado o crescimento constante da violência na capital do país. E, se os PMs agiram de forma irresponsável ao iniciar a chamada Operação Tartaruga para cobrar maiores salários, o governo Agnelo Queiroz (PT) também ultrapassou os limites na tentativa de desarticular o movimento da categoria.

Um áudio (confira acima) obtido pelo site de VEJA confirma uma suspeita: o governo pressionou pela retirada de outdoors pagos pelos militares para criticar o Executivo e defender a Operação Tartaruga. Há cerca de dez dias, integrantes da corporação resolveram bancar os anúncios em diversos pontos do Distrito Federal. Mas, em poucas horas, a maior parte das peças foi retirada.

A gravação que esclarece o episódio mostra o diálogo entre um policial militar e uma funcionária da Visuplac, empresa que sofreu pressões do Executivo.

O PM, já ciente do cancelamento, quer saber como pode receber o dinheiro de volta. A funcionária, identificada como Joelma Maria Sousa, se compromete a devolver o dinheiro pago pelo aluguel do espaço. E explica: se publicasse o anúncio dos policiais grevistas, a companhia poderia ter a licença de funcionamento revogada.

"Como o governador está fazendo esse tipo de ameaça, de retirar a licença, a gente fica com medo de perder a licença", diz ela, que se compromete a devolver o dinheiro pago pelo anúncio não publicado.

No diálogo, ela ainda explica ao interlocutor que existem outros pontos em que a peça de propaganda poderia ser publicada - mas somente aqueles que funcionam sem autorização do governo e que, portanto, não estavam sujeitos à revogação da autorização. "Quem não tem a licença, vai perder o quê? Entendeu? No local, a gente não pode correr esse risco", diz a funcionária na gravação.

Os policiais militares, que foram obrigados pela Justiça a interromper a Operação Tartaruga iniciada no fim do ano passado, continuam exigindo do governo vencimentos semelhantes aos da Polícia Civil, onde o salário inicial para um agente é de 7 890 reais. O salário inicial dos soldados da PM se aproxima dos 4.700 reais. A categoria também exige o cumprimento de promessas de campanha de Agnelo, como a reestruturação do plano de carreira.

Procurada pela reportagem de VEJA, Joelma Maria Sousa inicialmente negou que tivesse participado do diálogo. Confrontada com a gravação, preferiu o silêncio. O governo do Distrito Federal não comentou.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ