Agentes da PF fazem 'algemaço' em protesto por aumento do efetivo

Data: 07/02/14

 

Agentes da Polícia Federal que atuam em Mato Grosso fizeram um protesto na manhã desta sexta-feira (7), na frente do prédio da Superintendência da PF, em Cuiabá, para cobrar, principalmente, o aumento do efetivo e a reestruturação salarial. Eles participaram de um 'algemaço' e colocaram faixas, sendo que uma delas com o lema da mobilização: 'Algemas vazias = corruptos soltos'. O protesto, de acordo com o presidente do sindicato regional da categoria, Erlon José de Souza, está sendo realizado em vários estados.

 "Sem as minímas condições de trabalho, não tem como combater a corrupção", declarou o sindicalista. Ela explicou que há alguns anos as reivindicações dos trabalhadores são as mesmas, pois nenhuma contraproposta é apresentada pelo governo federal. "Tem cinco anos que estamos brigando por isso. Em 2012, chegamos a fazer 70 dias de greve e o governo não negociou com a categoria", disse.

Sobre a falta de efetivo, ele exemplifica que na região de aproximadamente 900 km de fronteira seca com a Bolívia, na região de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, só tem 45 policiais. "Para se ter uma ideia, em Foz do Iguaçú [oeste do Paraná] tem 360 homens da Polícia Federal, mesma quantidade que tem em Mato Grosso. Isso contando com os agentes administrativos, delegados, papiloscopistas, perito e escrivão", disse. Com isso, segundo Erlon, sobram poucos para atuar como policial.

A reestruturação da carreira se faz necessária, na avaliação do sindicalista, pois, para se fazer o concurso, é exigido curso superior, porém, o servidor é reenquadrado como se tivesse nível médio. "O governo está tirando vantagem sobre isso", reclamou. Para fazer a mobilização, os agentes paralisaram as atividades por duas horas, nesta sexta-feira. Das 8h às 10, os trabalhos foram suspensos e, em seguida, retomados.


Eles pedem contratação de mais profissionais e reestruturação da carreira (Foto: Andressa Boa Sorte/TVCA)

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ