Servidores federais protestam em frente à sede da PF em Rio Branco

Data: 07/02/14

 

Servidores da Polícia Federal (PF), Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), fiscais agropecuários e auditores fiscais do trabalho promoveram uma manifestação pacífica nesta sexta-feira (7) em frente à sede da Superintendência da PF em Rio Branco. A manifestação foi marcada com o intuito de ocorrer durante a posse do novo superintende da PF no Acre, Araquém Alencar Tavares, em Rio Branco.

A posse contaria com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que chega nesta sexta-feira ao estado onde cumpre agenda com o governador Tião Viana. O voo atrasou e a solenidade está prevista para ocorrer às 14h (horário local).

De acordo com Franklin Albuquerque, presidente do Sindicato da Polícia Federal no Acre, os servidores de todas essas instituições reivindicam a regulamentação da indenização de fronteira. Segundo ele, é um investimento para coibir os crimes transfronteiriços. "A lei está em vigor desde outubro do ano passado e até hoje os servidores federais da região de fronteira aguardam a regulamentação", diz.

Ele explica que a indenização é destinada aos profissionais lotados na região de fronteira. Rio Branco, segundo ele,também é considerada como região de fronteira.

"Todas essas instituições trabalham diariamente neste combate aos crimes de fronteira. Acontece que no dia a dia temos um problema muito sério de fixação desse efetivo, algumas áreas sequer são ocupadas. Em Assis Brasil e Epitaciolância, por exemplo, o candidato chega a ser nomeado e não toma posse por causa da dificuldade de moradia nessa região", afirma.

De acordo com a delegada sindical dos fiscais federais da Agropecuária, Heromi Suzana, a indenização de fronteira é o foco das reivindicações, mas a categoria tem uma série de sugestões para a qualidade de trabalho da equipe.

"O objetivo conjunto é a indenização de fronteira, que é uma lei que foi criada há cinco anos e está na Casa Civil para ser homologada e até então não temos resposta. Além disso, temos uma lista de reivindicação, como concursos, escola de formação e questão da meritocracia", ressalta.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ