Anibal Diniz apresenta PEC que torna única a carreira de Policial Federal

Data: 10/02/14

Ouça a reportagem acima com a repórter Iara Faria Borges.

 

 

 

LOC: O SENADOR ANIBAL DINIZ DO PT DO ACRE APRESENTOU UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE TORNA ÚNICA A CARREIRA DE POLICIAL FEDERAL.


LOC: A MATÉRIA AGUARDA PARECER PARA SER VOTADA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:



(Repórter) Atualmente, a carreira é dividida em duas partes: uma delas é composta pelos cargos de delegado e perito, que são melhor remunerados e com responsabilidades e atribuições de nível hierárquico mais elevado. A outra, é constituída pelos cargos de agente, escrivão e papiloscopista. A PEC do senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, acaba com essa divisão. Pela proposta, o ingresso na Polícia Federal será feito por meio de concurso público e o progresso na carreira acontecerá de acordo com o conhecimento, potencialidade e interesse do policial.

(Anibal Diniz) Então, esta é a ideia básica: é um concurso único para a carreira da Polícia Federal, e na medida em que esses agentes são aprovados no concurso e ingressam na carreira da Polícia Federal, eles passam a ter as suas promoções a partir da meritocracia, dos cursos de aperfeiçoamento e também do desempenho pessoal.

(Repórter) O senador Aníbal lembrou que esse modelo já é adotado em outras instituições policiais no mundo, e também em algumas carreiras de Estado brasileiras, como na magistratura, em que o ingresso se dá como juiz substituto e, de acordo com o mérito, pode-se chegar a desembargador. Depois de aprovada, a PEC precisará ser regulamentada pelo Executivo. Na avaliação do senador, cargos estritamente policiais, como de delegado, agente, escrivão e papiloscopista exigem apenas qualificação adequada. Mas para o de delegado, Diniz sugere que o policial seja formado em Direito. Também para ocupar o cargo de perito, o senador entende que é preciso formação específica e variada, como, por exemplo, em Ciências Contábeis, Informática, Química, Física ou Biologia. Depois de aprovada, haverá a necessidade de se regulamentar a situação dos policiais federais em atividade. Eles poderão optar por permanecer na posição atual, que será transformada em "carreira em extinção", ou migrarem para a nova carreira única. A proposta aguarda o parecer do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, na CCJ.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ