Tião Viana defende carreira única para PF em posse do superintendente do Acre

Data: 11/02/14

Finalizando a cerimônia, o governador Tião Viana reafirmou o compromisso com a categoria e falou sobre a nova fase da superintendência 

A solenidade de posse do novo superintendente da Polícia Federal do Estado do Acre aconteceu no final da tarde de ontem, 07, no auditório da sede da corporação. Na ocasião, participaram da mesa de honra o governador do Estado do Acre, Tião Viana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, O diretor geral da PF, Leandro Daiello, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, o desembargador Roberto Barros, o senador e vice-presidente do senado Jorge Viana, o procurador chefe da república Eduardo Henrique entre outras autoridades.

Dentre os vários cargos de direção no âmbito da Polícia Federal, destaca-se o de superintendente regional, que tem como maior missão o planejamento, a direção, coordenação, o controle e a execução das atividades institucionais nos estados da federação.

A cerimônia iniciou com a fala, do agora, ex-superintendente da instituição, Marcelo Sálvio Rezende, que detalhou o trabalho que desenvolveu a frente da polícia federal do Acre. “Quero primeiramente cumprimentar todas as autoridades presentes no nome do governador do Estado Tião Viana. A tarefa de ocupar um cargo como este, é uma missão que gera grande inquietação e ansiedade em qualquer servidor, é assim porque aquele que recebe tal incumbência tem como obrigação garantir e elevar o nível de confiança e respeitabilidade que a sociedade, ao longo dos anos, depositou e deposita na Polícia Federal, no Acre, tal conhecimento decorre da dedicação e do esforço de centenas de homens e mulheres que, ao longo de 4 décadas, marcaram história neste Estado”, afirmou o ex-superintendente acrescentando que o novo empossado vai encontrar diversos desafios nessa nova jornada que busca trazer segurança para a população acreana e brasileira.

Em seguida o novo superintendente da polícia Federal no Estado do Acre, Araquém Alencar, falou sobre o novo desafio à frente da corporação.  “As minhas expectativas são as melhores. A superintendência da Polícia Federal do Acre está pronta. O doutor Marcelo Sálvio Rezende desenvolveu um trabalho de excelência neste Estado e pretendo dar continuidade a essa jornada. As minhas expectativas são boas e podemos continuar os trabalhos da Polícia Federal buscando, cada vez mais, melhorar a nossa prestação de serviço ao cidadão acreano. O crime organizado e a corrupção, a meu ver, são os maiores e mais maléficos atores de violação dos Direitos Humanos”, comentou o novo superintendente.

“Na condição de Ministro de Estado da Justiça, tenho me conduzido e continuarei com absoluto vigor até o momento que não mais exercer essa nobre função. Meu compromisso e o compromisso do Ministério da Justiça é com o Estado de Direito, com a garantia  de uma Polícia Federal republicana e autônoma, buscando e lutando dentro do governo por melhores condições ao exercício da polícia e dos corpos policiais que integram o ministério da Justiça, mas ao mesmo tempo, sendo muito vigoroso, quando o interesse público for ofendido, a sociedade brasileira exige isso. Na condição de ministro eu reafirmo meu compromisso por aquilo que a constituição proclama  e que é o meu dever. Senhor superintendente bem-vindo à  nova missão,” afirmou o ministro da Justiça,José Eduardo Cardozo.

Finalizando a cerimônia, o governador Tião Viana reafirmou o compromisso com a categoria e falou sobre a nova fase da superintendência. “O que desejamos é ver as instituições fortes e maduras em pleno ambiente de diálogo e acredito que a Polícia Federal, continuará com a sua independência e com as suas obrigações funcionais levando a diante o seu destino. Eu tenho a esperança que possa haver um canal de entendimento e avanço para fortalecer essa categoria que é merecedora e precisamos defender, permanentemente a defesa de uma carreira única de estado policial para Polícia Federal brasileira, porque acho que é certo, como defendo também e quero que seja reconsiderada a defesa adicional  de fronteira,” finalizou o líder político.

 

Sobre o novo superintendente

Araquém Alencar Tavares de Lima nasceu em 23 de outubro de 1977, na cidade de Recife, Pernambuco. É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Concluiu os cursos de Auditoria e de Gestão de Pessoas na Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Iniciou sua carreira profissional trabalhando no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. No ano de 2002 ingressou na Polícia Federal no cargo de Delegado, com primeira lotação na Superintendência em Rondônia.

Nessa SR atuou como chefe em diversos setores, dentre eles a atual Delinst, a Delepat e a Delegacia Regional Executiva.  Em 2012, tomou posse como Superintendente da Polícia Federal no Amapá, cargo que exerceu até a presente data.

O delegado Alencar, ao longo da sua carreira policial, foi agraciado com condecorações e honrarias. Coordenou várias operações da Polícia Federal, além de representar o órgão em vários eventos nacionais.

Veja o vídeo logo abaixo (se necessário, clique com o botão direito do mouse e selecione tocar/executar/reproduzir):

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ