R7: Policiais federais fazem paralisação no DF e em mais 21 Estados

Data: 11/02/14

 

 

Na semana passada, categoria promoveu "algemaço" em protesto Divulgação

 

Agentes da Polícia Federal fazem, nesta terça-feira (11), uma paralisação de 24 horas. Segundo o sindicato que representa a categoria, a mobilização não afetará serviços básicos, como retirada de passaportes, mas o ritmo vai ser mais lento. 

 

De acordo com a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), cerca de 50% do efetivo deve continuar trabalhando para “não interferir nos serviços à população”. Entre os serviços mantidos estão as investigações complexas, a escolta de presos e o serviço de imigração.

 

Em Brasília, os servidores protestam em frente à Superintendência da Polícia Federal. Com máscaras de oxigênio, máscaras e cruzes vermelhas, a corporação quer chamar a atenção para o “sucateamento da Polícia Federal”.

 

Na última sexta-feira (7), profissionais da categoria realizaram protestos em diversos Estados. Os atos foram marcados com o "algemaço" e os agentes penduraram suas algemas nas cabines das instituições.

 

De acordo com a Fenapef, estão em estado de greve os servidores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

 

Entre as reivindicações, os agentes federais pedem que o Ministério da Justiça reconheça funções de inteligência, análise criminal, fiscalização, interpol e perícia de impressões digitais. Segundo o sindicato, apesar do nível acadêmico exigido para o ingresso em todos os cargos policiais desde 1996, os agentes ainda recebem como servidores de nível médio.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ