No RN: Policiais federais paralisam atividades nesta terça-feira

Data: 11/02/14

 

Agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal do Rio Grande do Norte fazem uma paralisação de advertência durante toda esta terça-feira (11). Os policiais fizeram um ato na superintendência da instituição em Natal para protestar, segundo eles, contra o sucateamento da polícia e reivindicar reajuste salarial e reconhecimento para a categoria. Os servidores da delegacia da PF em Mossoró, na região Oeste do estado, també aderiram ao movimento.

 O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do RN (Sinpef/RN), José Antônio Aquino, disse que mesmo com a paralisação, a prestação de serviços à comunidade não foi afetada. "Nós concentramos o mínimo de pessoal exigido por lei para atender a população. Por isso, serviços de emissão de passaporte, de `nada consta` e no aerporto não foram prejudicados", falou o sindicalista ao G1. Delegados e peritos não participaram do ato.

Atualmente, 161 agentes federais atuam no Rio Grande do Norte. A manifestação ocorreu simultaneamente em outras cidades do país. Segundo o sindicato, 60% dos policiais aderiram ao movimento desta terça.

Os agentes pretendem fazer novos atos progressivos neste mês e em março. “O estado de greve já foi decretado em 21 estados e no DF. Se até lá nada for acordado, vamos sim paralisar os serviços por tempo indeterminado”, afirmou ao G1 o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do RN, José Antônio Aquino.

O ato ocorre em sintonia com um movimento nacional promovido pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). Além da paralisação desta terça, outras duas estão marcadas para os dias 25 e 26 de fevereiro e 11, 12 e 13 de março.

De acordo com o sindicato, a categoria está sem reajuste salarial desde 2009, o que tem motivado a saída de cerca de 250 agentes por ano em todo o país.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ